Postado originalmente por
rubem
Mechi com 900MHz com um par de NS M9 a uns anos e não gostei nadinha, não "furou" meia duzia de pés de manga não, na area urbana não consegui "atravessar" um quarteirão de 100m com casas simples, pra minha experiência fica mínima coisa melhor que 2,4GHz, me decepcionei bastante.
Bom, a muitos anos (Lá por 2007?) trabalhava com vistoria de carros, começou o uso de PDA's pra coletar os dados na rua, o vistoriador recebia o chamado com dados principais e ia até onde o veículo estava. Pra não gastar com planos de dados (Empresa com 20 pessoas na rua, planos de operadora de 10MB por dia não serviam e já custavam R$ 90, tinha que ser ilimitado de uns R$ 150) a solução era colocar um AP 2,4GHz no alto.
Alguém aí trabalhou com vistoria de carro? Era uma area com muito entra e sai de gente, conheço muita gente que já mexeu com isso.
(Saí da area antes dos smartphones surgirem, não sei como anda isso hoje, mas na época só a Linces usava PDA, o resto ainda vivia na idade da pedra usando apenas papel)
Enfim, o sisteminha que a Linces Vistorias tinha era levinho, o que era mais pesado era enviar fotos dos carros, um AP 2,4GHz Abocom, com omni 12dBi em cima do telhado, numa area alta, configurado em 1M em 802.11B, permitia conectar PDA (De uma era pré-smartphones, anteninhas horríveis de 2dBi, com potencia tipo 14dBm) num rumo a 3Km, noutro a 2Km, numa cidade planejada por bebados (Onde tem que fazer um retorno de 1Km pra sair de uma avenida, numa velocidade de 20Km/h) isso era muito útil, não precisava ir até a sede, todo mundo tinha uns pontos distantes onde tinha visada (Ou quase) onde iam pra conectar e pegar/transferir dados, 200-250Kbps geralmente (1M em B...).
Tentei fazer isso com Bullet e omni 9dBi aqui na minha cidadezinha, mas não queria ficar com smartphone ou notebook em cima do carro, na época não pensei em colocar antena externa (USB, digamos) pra isso e desisti da idéia depois de um ano, mas até muito post aqui no Under respondi assim, parado debaixo de uma arvore, com netbook em cima do carro, conectado direto em torre distante (Netbook Emob conecta longe pacas, já Lenovo, Acer e Asus foram um lixo nessa parte pra mim), com acesso remoto abrindo meu desktop na empresa (Hoje ainda faço isso em casa, deitado na rede faço acesso remoto no desktop).
Se tiver uma omni sobrando por aí, experimenta isso, põe um ack-time gigante, modo B, ssid oculto, a velocidade será baixa mas o alcance é ótimizado.
A antena pra colocar em cima do teto pode ser discreta mas teria que fabricar, não lembro de ver a venda, pega uma antena de teto automotiva, tirar o monopolo dela, e colocar uma omni de 6 ou 8dBi dentro, passar cabo RGC58 pela borracha do parabrisas e tal, até o painel, meio trabalhoso mas seria uns 2m de cabo, perda máxima de uns 2dBm, muuuuuito melhor que os 10 ou 15dBm de atenuação que o vidro e lata do parabrisas e teto dão.
(Nos anos 90 trabalhando com eletronica a gente instalava muita antena eletrica pra carro, sedan's especialmente (Acho que só o Omega tinha ela de série), uma antena do lado do porta-malas que subia quando ligava o radio (A saída "antena eletrica" ainda existe nuns radios com esse nome, nos outros é "modulo", é usada pra ligar os malditos módulos amplificadores pra idiota incomodar a vizinhança com lixo musical), não sei se vale o trabalho mas dá pra colocar algo do tipo pra 2,4GHz, subir e descer uma omni 9dBi colinear meio flexível, com adaptador USB ou um mini-AP logo do lado)