Amigo quanto vc tem de link? Pq quem ta puxando o trafego da interface do link é a interface dos clientes, vc esta fazendo controle de banda? Pois seu link pode estar saturado.
Bom dia, eu tenho um link de 30mb, que eu compartilho para umas 40 pessoas, o mais estranho é que eu tiro o mk e coloco um router convencional, esse problema não ocorre.
Você tem um link de 30Mb, e o alto trafego que surge você fala ser aqueles 5Mb?
Aquilo não é uso normal não?
Não, normalmente gira em torno de 300kb, 400kb, nunca peguei um tráfego que passava de 1mb.
O DNS eu já tentei deixar somente com os do google, o problema persisti. Vírus você diz na rede ou MK que ta disparando algo?!
Vc pode ver que o seu upload da Internet está 10X maior que o dos seus clientes.
Pior que em hora que o tráfego aumenta ainda mais, o duro que tanto up, quanto down fica um lixo na rede.
Não consigo enviar um arquivo de 100k por e-mail.
Vc trabalha com Queues, pppoe ou Hotspot? Talvez tenha algum cliente fora do controle. Faça um teste, bloqueie geral e deixa só o seu e faça um teste.
O máximo que eu tinha era um Queues e um webproxy, depois deste problema desabilitei o webproxy achando que poderia ser algum problema relacionado a ele, sobre a Queues eu já tentei habilitar elas e desabilitar e nada.
@Mahteus Zanchini, Já olhou o log da mikrotik??
Não tem ninguém tentando invadir sua mk?
--
Dpetry
Pode ser o web proxy mesmo, depois que você desabilitou ele o problema continuou?
Attack não é. Amigo isso é um balance? Esse link é de 30 Mb mesmo? Como vc disse como se tratar de um adsl se estiver consumindo muito o upload mata seu download.
Você acha que com 40 usuários este tráfego é alto? Como disseram, se é adsl o que pode acontecer é faltar upload. Daí ferra tudo.
Coloca um print com todos usuários que estiverem online no momento que começa a ficar lenta e também um print com os usuários quando estiver andando bem.
Outra coisa: a interface "internet" é a que chega o link? E a interface "lan" é a que manda para os clientes?
Pode deixar que vou fazer esse teste. É que o pessoal aqui usa muito pouco a internet, tanto que faz dias que a internet está assim para eles e continuam trabalhando, é mais para enviar e-mail, entre outras coisas.