Postado originalmente por
LinkDedicado-BRASIL
Olá pessoal,
Aterramento não é uma coisa tão simples, cada região tem um solo e umidade diferente, isso implica diretamente na condução do raio para o solo.
Como muitos aqui, época de Novembro até Março ficava sem durmir devido as tempestades (apenas que atualmente nem ta chovendo por aqui, rss), solucionamos os problemas com aterramento adequado.
Meu case: estou na Grande SP, temos uma torre de 70 metros de altura que é o para-raio da região, possuímos 16 hastes "terra" todas interligadas em um único cabo de para-raio. Bem, raio resolvido... temos então o problema da descarga vindo da rede elétrica que é consequência do raio, obviamente todos seus equipamentos tem que ter terra, alguns rádios possuem terra para ser ligado no aterramento e tem que ser seguido (Radwin, Licenciados, etc...) alem de ser necessário uso de cabo blindado, os UBNT, MK somente com cabo blindado que faz o papel do terra, no nosso caso o poste fica a 120 metros da torre e vem isolado por duto subterrâneo, há duas hastes do terra no poste interligadas entre si, nunca ligue junto ao terra da torre, para garantir utilizamos DPR e Fonte com fusíveis antes de atender o no-break e rádios, o maior problema que encontramos principalmente em regiões remotas é a descarga que vem pela rede da concessionaria de energia.
Estou a quase 2 anos sem equipamento danificado.
Uma dica ao instalar antenas e seus cabeamentos:
É recomendável que os cabos (coaxial, rede, etc) sempre com direção ao solo (conforme foto em verde), nunca deixe o cabo acima da porta que esta conectada, apenas pelo simples motivo que ao cair o radio ele vai procurar as extremidades, você tendo um cabo com duas pontas apontado para baixo ele pode sair para o radio, a tendencia do raio é sempre para baixo.