Postado originalmente por
JulianoP
Pessoal, tenho alguns enlaces em AF-5, AF-24 e mais recentemente, AF-5X
Principais problemas que tive: com AF-5, muita interferência. Devido à alta potência do rádio, a própria Ubiquiti recomenda uma distância mínima de 3 metros na vertical e horizontal entre 2 enlaces de AF-5 no mesmo local. A antena incorporada do AF-5 e AF-24 não possui proteção, shield ou radome, ou seja, ela interfere muita coisa e é interferida por qualquer outro enlace. Em ambientes muito poluído, com até 2 Km, estamos usando AF-24, mas o preço dele é mais alto do que os demais modelos de AF.
AF-5X: penso que o melhor custo x benefício. Apesar de usar apenas uma antena para enviar e transmitir, você pode regular quanto de tempo quer receber ou transmitir (por exemplo, pode desequilibrar o link em upload/download na proporção de até 75%); pode usar qualquer antena MIMO; tem mais frequencias disponiveis para uso em LICENSED; devido a usar antenas de terceiros, não sofre tanto problema de interferência, e também por que a potência do rádio é limitada a 29 dbm.
O que eu recomendo: até 2 Km, AF-24. Tenho um enlace em ambiente hostil, sinal -75 dbm, fazendo 250 Mbps full, sem cair com chuva.
A partir de 2 Km, AF-5X - os rádios saem na media por 2500 cada no ML e as antenas, tem até por 700 reais na Computech (DP-28-BL). Se precisar de antena maior/melhor, por 1500 consegue-se ALGCom de 34 dbi por 1500 cada. No caso do AF-5X, tenho enlace fazendo 100 Mbps com canal de 30 Mhz e enlace com 200 Mbps com canal de 50 Mhz. A capacidade vai depender muito da poluição do local em 5 Ghz. Quem define a capacidade de transmissão será a modulação / QAM + tamanho do canal.