
 Postado originalmente por 
FMANDU
					 
				 
				Vendo um vídeo no mum onde se mostrava a eficiência do NV2, percebi uma grande desvantagem. O teste foi conectar dois dispositivos ao ap e o ap dividir a banda a banda máxima corretamente entres os stations, 50% pra cada, e é isso que o TDMA faz, ninguem tem maior o menos espaço de tempo que o outro, todos os usuários tem igual largura de banda.
Então pensei: se tenho um ap PTMP com 25 clientes online e na melhor das hipóteses esteja passando 25M na interface, o serviço do protocolo iria dividir a banda igualmente entre os stations, ou seja 1M pra cada. Então como ficaria clientes que tem 2,3,4,5,6M ?
Vendo o vídeo lembrei de uma postagem do nosso amigo @
SantiagoMG :
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
É injusto dizer que CSMA/CA é ineficiente.
Um equipamento usando CSMA/CA pode ser muito eficiente sim. E se ativar o  RTS/CTS o problema do nó escondido é resolvido e ele pode funcionar  igual ou até melhor do que com TDMA.
Com TDMA, cada cliente recebe um espaço de tempo para se comunicar com a  base, não importa se o cliente está transmitindo 10 Mbps ou 100 kbps, o  espaço de tempo de acesso ao meio destinado a ele é fixo.
Em alguns casos, principalmente onde o cenário é muito heterogêneo  (alguns clientes muito próximo da base outos muito distantes, alguns com  sinal bom outros ruins), esse tempo fixo para comunicar com a base,  será benéfico, pois um cliente com a comunicação ruim não atrapalha quem  está comunicando bem com a base, ou como você mesmo disse, irá evitar  perda de tempo para decidir qual cliente transmite a cada instante.
Entretanto, em alguns cenários, principalmente onde há mais  homogeneidade (todos clientes comunicando bem com a base), essa alocação  fixa pode ser até prejudicial, pois irá limitar a capacidade total de  TRÁFEGO da base.
Para explicar o quero dizer vou fazer uma analogia gastronomica..rsrs
Vamos imaginar que os clientes querendo se comunicar com a base, são na  verdade várias pessoas com fome, e base é uma panela grande de comida  que deve ser a todas essas pessoas com fome.
O protocolo de acesso ao meio (CSMA/CA ou TDMA) é na verdade a pessoa  que vai regular tudo isso, ou seja, ele é que vai definir a melhor forma  de servir a comida, definindo quem e quando cada um irá se servir.
Com uso do TDMA é como se ficasse definido que cada rodada, cada um  poderá se servir uma vez, com uma porção padrão, pré-determinada em  relação à quantidade de pessoas e a quantidade de comida. Esse método é  até justo, pois irá possibilitar que todos comam e impedirá que aqueles  que estão com mais fome (maior necessidade de banda), ou está mais  próximo da comida (melhor sinal) deixem sem comida aqueles que estão  mais distantes da comida (com sinal pior). Entretano poderá gerar  desperdício, pois mesmo quem tem pouca fome, recebe a mesma quantidade  de comida e poderá deixar no prato, enquanto ela poderia ter sido  destinada a outra pessoa.
Com o CSMA/CA, cada um pode ser servir de acordo com sua fome. Isso pode  acabar gerando um problema, se a comida não for suficiente para todos,  mas não será problema alguma se a comida for suficiente (a base não  estiver com a capacidade de banda no limite), pois evitará que algumas  pessoas deixem comida no prato (ocupem o meio por um tempo maior que o  necessário) e por consequencia, mais pessoas poderão se servir com a  mesma quantidade de comida (aumentar a capacidade de clientes da base).
Enfim, os dois métodos são bons, cada qual com seus prós e contras,  cabendo a nós analisar qual a situação que estão enquadrados para  aproveitar o que há de melhor em cada um deles.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com o disparar dos preços para equipamentos cliente, fica muito complicado e caro manter uma célula toda em TDMA, principalmente para quem fornece equipamentos em comodato (Preços UBNT nas alturas). Penso, não seria mais pratico, eficiente e barato uma rede mista bem dimensionada, com clientes bem instalados próximos dos POP? (sem exageros de 4,5 8km)
 @
1929 @
wala @
infoservicewireless @
rubem