Pessoal, BOAS
Muita gente vem pedindo para que eu fale mais das solução de PTP - Ponto a Ponto da Cambium Networks da linha ePMP. Faz um tempão que venho prometendo que vou fazer um review mas o fator tempo é sempre o mais delicado de todos.
Nos últimos meses venho prestando todo o tipo de ajuda/consultoria para diversos clientes mas não consegui até o presente momento a assinatura de nenhum deles para que eu montasse um case tanto de PTP quanto de PMP sendo que esse ultimo tenho clientes com sucesso acima até do que eu mesmo esperava uma vez que em minha rede ainda não cheguei no limite dos equipamentos.
Sendo assim, decidi pegar os dois ponto a ponto que tenho aqui e montar um review para vocês se familiarizarem um pouco mais com o equipamento sendo um com o Enlace eFORCE 110 - com porta FAST Ethernet e outro com o Enlace eFORCE 110 PTP com porta GIGABIT Ethernet.
A diferença de um para outro além da porta Fast x Gigabit é que no segundo (eFORCE 110 HP) o rádio vem com GPS (porta gigabit) e pode ser utilizado como "AP LIGHT" ou seja, ele pode ser utilizado para Ponto Multiponto mas só permite a associação de até 10 SM's. (clientes). Se você quiser usar com mais SM's é necessário a compra de uma licença de software.
O ePMP tem dois modos para PONTO A PONTO. O modo sincronizado TDD e o modo não sincronizado ePTP. A vantagem deste ultimo é que a latencia fica na casa dos 4 a 8ms dependendo da banda passante contra 16/20 do modo TDD mas a desvantagem é que para garantir o desempenho do equipamento você só pode utilizar o modo ePTP em distâncias de até 24Km com canal de 40mhz. Acima disso, apenas com canal de 20mhz.
Logo, vamos aos testes.
OBS: No momento em que esses testes foram realizados nós possuíamos 20 clientes com planos de 25mbps em cima ou seja, parte do trafego e do processamento estava sendo utilizado por eles.
Teste Enlace eFORCE 110 PTP:
Distancia: 2.0km
Firmware: 2.5
Canal: 40mhz
Potencia: 7dbm (automatico)
Antenas: 25dbi eFORCE Cambium Networks
Ambiente: EXTREMAMENTE POLUÍDO
Modo: ePTP
Ponta A: CCR 1009
Ponta B: RB450G
Testes TCP/IP - (Notem que a RB450G não aguenta...)
SEND:
RECEIVED:
BOTH:
Wireless Link Test ePMP:
Tela de Perfomance do Master:
Tela de Perfomance do Slave:
Teste Enlace eFORCE 110:
OBS: É importante ressaltar que neste enlace não tenho uma RB na outra ponta para fazer a medição de TCP e apresentar para vocês. Como foi uma ativação de emergência ainda não tive tempo de substituir o Switch que lá está por uma routerboard. Também temos problemas com alinhamento e com visada conforme relato abaixo.
Distancia: 3.0km
Firmware: 2.5
Canal: 40mhz
Potencia: 27 dbm
Antenas: 22dbi ALGCOM Blindada
Ambiente: EXTREMAMENTE POLUÍDO
Modo: ePTP
Ponta A: RB450G
Ponta B: Switch xing-ling para atendimento emergencial de um cliente.
Detalhe importante: VISADA COMPLETAMENTE OBSTRUÍDA POR ARVORES - necessário levantar a antena do PONTO A em 3 Metros.
Tela inicial do rádio:
Tela de Perfomance do Master:
Tela de Perfomance do Slave:
Wireless Link Test ePMP:
Quando fui ativar esse enlace já sabia que a coisa não ia ser fácil pois já havia feito o calculo no Link Planner. Porém, devido a insistência do mesmo logo pensei em ativa-lo da forma que está - até que chegue novo modulo para a torre e sem a RB450G para arrumar devidamente - e ainda postar aqui no Under a experiencia.
Para esse cliente eu só precisava entregar 20mbps. Está passando 39mbps TCP o que atende completamente a necessidade dele e apesar da visada completamente obstruída e do péssimo alinhamento (pois realmente do jeito que achei que dava foi) é uma demonstração de como o equipamento é estável e robusto. Decidi apresentar estes dados com meu cenário real pois sabemos que nem sempre podemos ou temos o cenário ideal.... mas sempre trabalhamos para isso e vou arrumar esse enlace ainda, prometo. Depois de arrumado postarei aqui a diferença.
OBS: Referente ao UPTIME dos equipamentos, na semana passada ficamos cerca de 26 horas sem energia aqui na cidade após as fortes chuvas. Não teve NoBreak que segurou.
Duvidas encontro-me a disposição