Postado originalmente por
sneeep
Meu amigo, também me bati muito a respeito da teoria e pratica a respeito do L2mtu, hoje temos uma rede da qual tenho conversores de midia malditos que não passam um frame maior que 1504 na rede. Mas, basicamente, o mpls com vpls adicionam mais 26 no cabeçalho L2 que sai do roteador.
Quanto a l2mtu das interfaces da sua Mikrotik, tudo depende do seu hardware pois a 1100ahx2 por exemplo, possui 2 switchs compartilhados entre 10 portas, 2 portas compartilhadas ( bypass ) e 1 porta conectada direta a cpu, tudo isso pode influenciar no tamanho dos frames que a mesma pode passar.
edit- tamanho máximo dos frames*
Dica* = Sobre usar vpls em ambiente com l2mtu menor do que os 1526 necessários pra passar os frames sem fragmentar, MESMO COM "DON'T FRAGMENT" no cabeçalho do pacote o driver da vpls fragmenta e desfragmenta tudo nas pontas automaticamente. Logo, dependendo do tamanho do seu ambiente as vezes tu recebes 10k de pacotes em uma interface e dentro da rede passa 16,18k de pacotes pra dentro porque a vpls automaticamente fragmenta tudo.
>
http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...n_RouterBoards parece meio complicado mas é simples até