Em relação aos Rádios 5Ghz, realmente tem rádios muito bons como o RadWin, Motorola/Cambium, Alvarium etc... que são ou eram muito utilizado pelas operadoras, mas custam cerca de R$ 10mil.
Esqueça esses novos rádios que falam em fazer milagre como o Mimosa em 5Ghz, todos usam o mesmo espectro. Fazer case de 50Km e falando que trafega 200 ou 1Gb de banda não duvido que faça, em área rural deve passar muito mais que isso, quero ver fazer um video sem corte em área urbana de uma cidade de médio porte disponibilizando o site survey e ver se tem o mesmo desempenho.
Possuo um RadWin 2000c que me atende muito bem hoje trafegando 70Mb dos 100Mb viaveis (nem se compara a UBNT e MK), mas fui obrigado a substituir ele por um licenciado devido a alta interferência (o trafego chagava a 20Mb), hoje ele esta em outro ponto com mais de 500 dias UP, sem quedas e trafegando 80Mb.
Lembre-se, 5Ghz é uma frequência aberta e até seu vizinho (aquele senhorzinho das antigas) pode causar interferência com o roteador dele.
Anderson