Postado originalmente por
abcd
A anos leio sobre o sistema binário. Uma das explicações são as seguintes:
Para o computador os dados são representados por números binários 0 (zero) e 1(um). "Baixa voltagem (entre 0V e 0.5V)" é representado por 0, obviamente, que 1 representa "alta voltagem (entre 2.5V e 3.5V)". Esses números binários são convertidos em letras, números ou símbolos.
A observação é simples, o sistema é formado por 0 ou 1, total de 8 bits formam 1 byte...
Já usei linguagens de programação, onde realizei modificações em bytes, com isso tenho "facilidade" neste tema...
Mas minha dúvida é a seguinte, lendo uns dias atrás, uma postagem começou a remover minha grande dúvida sobre sistemas binários, onde esta dizia que o sistema era susceptível a erros...
Então, mesmo tendo esta resposta, não consegui ter a resposta para minha pergunta...
O porque não usamos um sistema onde ex: 0v, 1v, 2v, 3v, 4v, fossem dados como "bits"...
Assim teríamos 5 combinações, sabemos que 8 bits podem ter 256 combinações diferentes (2x2x2x2x2x2x2x2), mas se utilizássemos mais voltagens, poderíamos ter mais combinações em menos espaço ex (5x5x5x5x5x5x5x5) - "8 bits" retornariam 390625 combinações diferentes...
Com isso poderíamos utilizar voltagens diferentes, mais e mais, conseguindo milhares de combinações diferentes com menos "espaço"...
É impossível que eu tenha sido o primeiro a pensar isso, deve existir algo que impede a lógica acima, e é isso que gostaria de saber, o que nos impede realizarmos a lógica acima?