Após grande sucesso prático e produtivo em adcionar dissipadores de calor nos grandes chips da PCBA antigas 2.4 ghz que nunca travaram, cabei tendo esse hábito de inicio.
Com o tempo, percebi que fabricantes faziam isso em seus produtos, com o postado na foto de uma placa tplink 2.4 ghz.
Normalmente as industrias não fazem isso pois o calor excessivo acaba por diminuir o tempo de vida útil do seu componente eletrônico, principalmente chips de processamento. Isso é Marca do capitalismo que te forçará a trocar outro produto, mas pouco se importa se vc ficou na mão de uma hora pra outra porque seu dispositivo travou.
Receita de Bolo.
- compre um dissipador pequeno, no rj eu encontrei a 5 reais. Se vc é mendigo e afeito por gambiarras como eu. Peque um desses dissipadores de calor de chipsets em placa mãe de PC. não pode ser muito alto. com um disco de corte e uma furadeira com adaptador para o disco, prenda em um suporte e corte o dissipador de calor do tamanho de preferência. no meu caso cortei do tamanho do chip ralink da WON5000, mas pode usar em qualquer um.
- Na escola do dissipador de calor, ou corte do mesmo, tome cuidado com o tamanho pois na won existem transistores mais altos que o chip ralink, portando se colocar um dissipador muito largo, ele encostará nos transistores e poderá ser ruim isso.
no me caso que cortei, eu liquei os cantos em V até a base do dissipador ficar assim: ' \_____/"
- vc poderá colar com uma porção de pasta térmica misturada a uma porção de cola eproxy tipo araldite (essa porção já são duas porções uma de cada bastão de cola, onde vc precisa misturar as duas para criar a solução de cola eproxy, por isso come cuidado com a quantidade para não desperdiçar e fazer lambança). Cuidado ao colar, pois depois só solta com martelada.
- Coloque uma pequena quantidade no centro do dissipador de calor, e coloque sobre o chipset pressionando. para ficar bem rente sem uma camada espessa de pasta térmica.
vc perceberá com ela ligada encostando o dedo (na falta de termômetro) sobre o dissipador que ele está quente, ou seja, fazendo o papel planejado.
Isso melhorá muito o desempenho do seu processador, seja na Won ou em outro dispositivo. Como podem ver na photo até no meu modem antigo SpeedStream4200 eu fiz, o que melhorou o desempenho dele muito ,sem travamentos. Só troquei mesmo aqui em casa pq deu deu defeito depois de anos.
Por favor, não me critiquem pela gambiarra, o Dolar tá alto, e isso é inovação não Científica.
Caso alguém venha a falar o óbvio que vc perderá a garantia se abrir a Won, me lembre quando a garantia dela funcionou, ou se existe uma autorizada da Intelbras na Sua Cidade. Talves o que vc gasta de gasolina ou frete por correio para requerer a garantia depois que dá defeito, nem venha valer a pena.