Como eu disse antes, se tem tecnologia nova eu desconhecia. Mas fui atrás de informações. E você tem razão.
Modernamente as emissoras estão utilizando este novo "formato" de estrutura. Chama-se de antena dipolo-dobrado..
Normalmente são 6 cabos que descem por fora da torre e isolados dela. A torre neste caso é usada para sustentar o conjunto. Este sistema é utilizado com grande vantagem principalmente porque os transmissores modernos de AM transistorizados não aguentam raios como os valvulados mais antigos.
Daí a torre é que age como pararraios protegendo os cabos que funcionam como antena. Como ela é mais alta que o sistema irradiante, qualquer descarga não vai atingir o cabeamento irradiante. Ele está debaixo de um "guarda-chuva" criado pela torre mais alta.
Por isso que aí em Garibaldi já foi colocado o sistema novo. Uma emissora de AM com 5kw emitindo pelos cabos e uma emissora de FM de 3kv emitindo por um emissor de FM lá na ponta da torre.
E realmente com um sistema desses permite que a torre seja mais alta que os cabos emissores e podem ser fixados outros sistemas irradiantes, seja de FM, Internet e até de celulares.
Inclusive quem está modernizando suas instalações estão gostando pois tem possibilidade de alugar espaço na torre por um bom valor para as Telecom.
E perguntei para este amigo que tem AM e ele me disse que se os transmissores para internet estão tendo problemas é porque o "furo" está na instalação e não nos transmissores de Am ou FM. Caixas blindadas, bem aterradas são fundamentais...
Se fosse assim tão comum interferência as Telecom não iriam locar espaço para suas células.
Se for este o sistema utilizado na torre que companheiro @aderdinis que abriu o tópico está utilizando, o negócio é procurar ajuda técnica para resolver e não sair do espaço locado... senão vai abrir espaço para no futuro uma telecom ir lá e ocupar. Apesar de que Rocket modulando em 10mhz pode ser por outro motivo.
No sistema de torre monopolo tradicional não tem como fixar nada, pois ela fica eletricamente carregada com a radiofrequencia emitida podendo até matar quem encostar nela.