Pois é, difícil de acreditar né? rsrs
Mas 5 a 7 sem antena externa tá de bom tamanho. Vou comprar um par pra testar. Conforme for, vou substituir uns 4 ou 5 enlaces.
Pois é, difícil de acreditar né? rsrs
Mas 5 a 7 sem antena externa tá de bom tamanho. Vou comprar um par pra testar. Conforme for, vou substituir uns 4 ou 5 enlaces.
Olá Rafaelplis, o ePMP Integrado foi substituido pelo Force180. Antena de 17 dbi (contra 13 do integrado) e porta GIGABIT (contra porta Fast do Integrado).
http://www.connectivitatelecom.com.br/epmp-force-180
No datasheet ta 16 dbi
Mas e um cenário, onde muitos provedores tivessem usando todos o mesmas tecnologia (no caso a linha da Cambium), será que não voltariamos a estaca zero, pq hoje ubnt e MK tem igual tiririca cada ponto tem um! Junto com os abuso e má informação, as pessoas criam um ambiente difícil de trabalhar, deixando novamente tudo poluído mas em outro protocolo, sei que e em cenário difícil de acontecer, mas!!!
Sent from my XT1068 using UnderLinux mobile app
Segundo a Cambium,ia ser o céu =D,alguém já fez essa mesma pergunta em um post anterior,e ia sobrar canal pra trabalhar.
Eu até pagaria por um POP todo Cambium, mas a região que atuo nenhum cliente pagaria o valor da CPE e infelizmente não tenho como bancar nem parte do valor. Com SXT já to bancando parte do valor pro cliente, só cobro a antena, o resto da instalação sai tudo do meu bolso e o cliente ainda reclama! Se vc menciona sobre alta do dolar, que tudo subiu...ele não quer nem saber...
É que no fim das contas você tem que inverter a conta. De fato, nenhum cliente paga por CPE ou por equipamento de qualidade, ele quer o acesso e não quer nem saber isso é fato. Mas equipamento tem que sair do bolso do empresário, de quem entende e de quem GERE o negocio. Eu também demorei para aceitar o fato.
Invisto por que preciso, por que não quero ter dor de cabeça. Ok, vou demorar o DOBRO do tempo para reaver o dinheiro mas por isso que se chama INVESTIMENTO. Nada no mundo dos negócios é na hora e o retorno do mercado de telecomunicações é a médio e longo prazo, assim como os equipamentos tem que durar esse tempo todo.
No fim das contas é instalar e esquecer realmente. Nada de ficar trocando canal, subindo potencia e gastando HORAS a fio em resolução de problemas. No fim ele se pagou com toda certeza. Nem que seja na economia da conta de telefone e em menos deslocamento tecnico (mesmo que seja só você por exemplo).
Sem falar que barato sai caro... Se a CPE Cambium durar lá em cima vai se pagar.
O pior é a gente ir trocando equipamento no cliente porque deu pau. Esta conta é que a gente acaba não fazendo... só faz a conta da visita técnica... mas nos cantos vai juntando um monte de sucatas.
Se eu disser que da para alugar SXT Lite5 a 15,00 por cpe, e ainda o locatário assume o risco de queima de lan. Aprovam a ideia ? isso sim é investimento a longo a prazo.
Eu tinha aqui uma tabela comparativa com o MTBF médio de UBNT, MK e ePMP. O ePMP chega a durar 3, 4x mais em média.
Quem opera com Canopy sabe que tem Canopy a mais de uma década rodando no mesmo local, logo, vou ter que discordar do investimento. Se o cliente assume tudo isso por 15 por mês, você pode ter uma CPE que dure até para o próximo cliente com qualidade superior e a prova de crescimento !
Sera que fica bom zuchi uma omni de 13 dbi da ubnt num epmp gps? pois esse gps e muito caro. Se ficasse bom era uma boa ideia pra começar devagar em pequenas celulas.
Pela experiencia que tenho aqui c/ omnitik e omni ubnt 10dbi "ela é melhor que a 13dbi" pelo grau de abertura vertical.
Ja tenho sucesso com ambas dentro da cidade cliente até 1.5km imagina com um epmp.
No interior "ainda mais que aqui" kkkk uso a ubnt 10dbi em 2.4 com clientes a 4km sem problema algum!
Não fica Wala. A Cambium não fabrica a não recomenda o uso de forma alguma de antenas Omni devido ao fato de que ela irradia e capta interferencia em 360º prejudicando o equipamento.
Melhor começar com um painel de 17dbi da UBNT mesmo para até 2/3km. Funciona MUITO bem e o valor é bem proximo ao da Omini.
Uso a 60º da ubnt, pelo valor dela sou mais comprar 2 algcom e ainda sobra dinheiro. Eu fiquei contente de mais com o desempenho das algcom principalmente o ccq. To com painel misto com airgrid,sxt e wom + rb912 27 conectado e desses apenas 2 o ccq nao esta 100% pois preciso visitar e fazer um novo alinhamento.
Gostei tanto que ja pedi mais 6 para um novo pop.
Os testes que vc fez entre ubnt e cambium, que modelo de e-pmp usou, com ou sem gps no cliente usou qual radio