Postado originalmente por
inquiery
RB2011 você pode considerar tranquilo o máximo de 80 clientes, com banda total não maior que 50Mbps.
Uma RB450G talvez uns 120 clientes no máximo, com o mesmo teto de uns 50Mbps.
Uma CRS, apesar de trabalhar como roteador, vai ter um desempenho semelhante a RB2011 nesse sentido, ou seja, 80 clientes.
Uma RB850Gx2 nunca usei, mas eu consideraria que ela aguentaria um teto de 180 clientes com até 100Mbps total.
Lembrando que os valores acima são para trabalhar sem muitos problemas. Você até pode colocar 140 clientes na RB2011, mas vai perceber que ela não vai conseguir passar dos ~20Mbps de trafego. Você pode também colocar 200 clientes na RB450G, mas dai não sei te dizer se ela vai suportar muito mais do que uns ~30Mbps por ai de trafego total. A CRS109 não usei, mas já usei uma CRS125 como router e com 120 clientes ela já não passava dos 15Mbps. Acredito que a CRS109 tenha o mesmo desempenho, por isso hoje em dia utilizo a CRS apenas como Switch gerenciável mesmo.
E pensando em relação a custo, mais vale a pena comprar uma CCR1009 do que uma RB1100AHx2. E a CCR1009 você chega a 600 clientes tranquilo, com banda de até 300Mbps total.
Como sou pobre, equipamentos acima desses ainda não tive a oportunidade de testar. Mas se você pode comprar uma CCR1009, mete ela que você vai longe com tranquilidade. Se não tem, eu compraria uma RB850Gx2, para capitalizar até uns 120 a 130 clientes e nesse momento trocar por uma CCR.
Uma coisa interessante que você pode fazer, ja que tem PCs sobrando ai, é instalar um servidorzinho DNS, ou até mesmo um Mikrotik para trabalhar apenas como servidor DNS da rede, e nas RBs de menor custo, redirecionar a porta 53 para ele. Mas redirecionar a porta mesmo, com NAT, e não ir nas configurações de DNS e configurar o IP do servidor DNS lá. O DNS da RB você desativa.
Nas RBs de menor custo, é impressionante mas o DNS acaba consumindo bastante recurso. Fazendo isso, você alivia uma quantidade boa de recursos dela. Uma RB2011, por exemplo, com 60 clientes por ai, eu calculo que o DNS ocuparia uns ~10%-15% da CPU dela, utilizando NAT para redirecionar as requisiões DNS para outro servidor, economiza esse recurso ao custo de um muito menor para fazer esse NAT.