Postado originalmente por
rubem
Sobre a tensão exata de suporte, não olhem pros capacitores, um capacitor de 35V não devia ser usado até 35V (Só noobs fazem isso! Gente precavida em linha de 12V não coloca nem capacitor de 16V mas de 25V!).
Tem que ver os CI's reguladores.
No caso da Wom5000 da primeira geração (Não-MIMO, tem um conversor dc-dc da LSC que acho que vai bem além de 35V, tanto que os capacitores são de 50V (Seria coisa de noob colocar capacitor de 35V se tem nobreak 24V operando com 27V com spikes).
Só que... logo do lado, a tensão de 1,8V (Acho que a Ram e um ou outro chipset aproveitam)
vem de um LM1084.
E o LM1084 é um regulador linear, não é conversor dc-dc nem nada, é regulador linear clássico que esquenta e cia, a tensão máxima de entrada dele nos datahseets de todo fabricante é de 29V.
Não tem nenhum diodo no meio do caminho pra dar queda de tensão extra (Se tivesse um shoktty poderíamos falar em entrada até 29,3V), então acho que seguro dizer que a Wom5000 aguenta até 29V na entrada.
Toda Wom5000 que vi tinha LM1084. Só não garanto que não tenha diodo antes dela ou algo assim, não tenho nenhuma agora pra olhar certinho as trilhas.
Ou seja, está melhor que os UBNT que usam o Z1212, que tem limite de 27V, mas tem diodo no caminho aumentando o limite pra casa dos 27,3V, mas que tem gente que reclama de travamento usando 27V (Provavelmente culpa dos skipes, e TENSÃO é uma coisa, mas a sujeira nela (Spikes e ripple) é outra estória, ter 27VDC 100% limpo é completamente diferente de ter os 27VDC típicos de uma fonte chaveada porcamente dimensionada (Grande demais, ou pequena demais).
Sobre as vantagens de alta tensão: O LM1084 é linear então não tem vantagem nenhuma, mas os outros 2 VRM's (Nas Wom5000 mais nova são os CI's U1 e U2 lá perto do jack RJ45, é só ver melhor quais são) são conversores dc-dc típicos, e todos eles tem rendimento (Relação entre entrada e saída, logo, percentual de perdas) melhor com tensão maior.
Se com 12V o VRM rende 91%, com 24V vai render uns 92%. Na prática isso faz o consumo cair digamos de 4,02W pra 4,01W.
A vantagem tá aí. Se compensa fazer mil mudanças em sistema já existente é outra estória, mas o problema de usar em 12V é a queda de tensão em cabo, bateria 12V vai operar de 10,5 a 13,5V, se o cabo longo e fino (Cabo ethernet é fino) tiver queda de tensão de 0,5v (E isso ocorre até em 10m, dependendo da crimpagem e qualidade do cabo) a tensão vai ficar muito baixa, perto do limiar inferior dos VRM's (Que deveria ser lá pelos 9V, mas com tensão tão baixo o rendimento do VRM cai, o VRM esquenta porque está dissipando na forma de calor esse rendimento baixo), o VRM quente passa a ter ripple, e o ripple faz o chipset travar.
Enquanto se usar sistema 24V (21-27V saindo da bateria), se ainda que tenha 3V de queda de tensão em fiação (Ou seja, uma fiação muito porca), vai ter mais de 18V o tempo todo, tensão mais que suficiente pro VRM operar frio e portanto sem ripple.
Tensão nominal é uma coisa, mas em sistemas 12V tem que ver a tensão REAL depois de duzias de metros de fio fino e crimpagens meia-boca. A tensão REAL e sendo DC pura eu digo que a wom5000 aguenta uns 9 a 29V. Não significa que colocando uma porcaria de fonte 9V 1A com cabo fino e longo vai prestar. Nem com fonte 12V e cabo longo as vezes vai bem, trava por calor no VRM, mas é mais culpa do ripple das fontes 12V baratas.