- Ajuda nanostation5
+ Responder ao Tópico
-
-
Re: Ajuda nanostation5
Como você esta esta muito próximo a torre e o sinal está ruim desse jeito, tudo leva a crer que o painel que atende você esta virado para outra direção... por mais que você aumente o ganho da sua antena sua recepção ainda sim fica prejudicada... vá próximo a torre conferir este detalhe, outro ponto pode ser interferência na torre causando baixa performance do setor...
-
Mais meu sinal está bom -59 ~ -62.
-
-62dBm não é um sinal bom pro data rate de 48Mbps.
Veja o data sheet:
https://dl.ubnt.com/ns5_datasheet.pdf
A sensibilidade em 48M é de -77dBm. Se aplicar uma margem de 20dB, sinal bom seria -57dbm ou mais (-56, -55, -54, etc).
Testa na aba Wireless colocar o Data Rate, Mbps, em 18M e DESMARCAR a caixa automatic do lado. E aumenta a potência de 14 pra 18dBm.
Mas dá um ping rumo ao IP do Nanostation, mas o ping com 1400 bytes, assim:
ping -t 192.168.200.1 -l 1400
Deve ter ping estável, algo na casa dos 1ms, ou estável em 2ms, se der variação (Tipo alguns a 1ms, alguns em 5ms, e talvez 1 perdido lá no meio) dá pra desconfiar do hardware, o Nanostation é um produto bem velho, tem mais de 10 anos de idade (Só foi fabricado acho que até começo de 2010), não é incomum ter problemas no chipset depois de tempestade (Um Nanostation M5 também teria, não é questão de idade estar propício a isso, é que um hardware mais velho já passou por MAIS tempestades na vida).
Digo pra verificar isso porque você tem na estatística no print cerca de 8,2 a 8,5MB recebidos no PPP (discador) e na parte de wifi, mas na lan (Rede interna) tem 28MB transmitidos! Oras, o que wifi recebe ele transmite pra lan. Se a lan tem tanto tráfego (14 e 28MB de RX e TX) isso me diz que você tem MUITO trafego nessa ethernet, seja por malwares, ou por inutilidades tipo antivirus, Windows Update, essas firulas inúteis que geram tráfego aos montes na rede e podem atrapalhar a navegação já que ocupam espaço na lan. O ping com pacote grande demonstraria se tem problema até a CPE, vai que o gargalo é nesse trecho e não entre CPE e provedor.
...que acho que também será, sinal -62dbm pra 48M de data rate é pouco, teria que subir esse sinal, se a 1km da torre tem sinal tão ruim então você está com a zona de Fresnel comprometida, teria que erguer a CPE, colocar antena de maior ganho é tapar o sol com a peneira, precisa é ter toda a zona de Fresnel limpa, um tunel imaginário de uns 5m de diâmetro, quase uns 3m livre de obstáculos pra cada lado (Inclusive pra cima e pra baixo) da linha de visada.
Se a zona de Fresnel estivesse 100% limpa, e seu provedor transmite com potência de 36dBm EIRP (Antena setorial de 17dBi, com rádio em 19dBm de potência), em 1km o sinal cai 108dBm, 36 - 108 = -72dBm, se a antena da Aquario tem 25dBi de GANHO, isso aumenta o sinal do ar em 25dBm, logo: -72 + 25 = -47dBm.
Como você está pegando só -62dBm, isso é 15dbm a MENOS de sinal que devia! O único jeito de perder sinal é com a visada ou zona de Fresnel parcialmente obstruída. Pra limpar isso tem que erguer a antena.
E essa antena da Aquario não é necessária, com a antena de 14dBi do Nanostation5 o sinal em 1km, caso o provedor transmita em 36dBm EIRP, seria de -58dbm, que pra um data rate tipo 24M ou 36M (Que trafegam uns 15Mbps fácil) é mais que suficiente. Não precisa trocar equipamento, precisa é limpar a zona de Fresnel, e talvez limitar o data rate.
-
Obrigado pela informação meu fresnel e sem visada, fiz o teste do ping e ficou em 1ms, e não consigo aumentar a antena pois as arvores são altas, me falaram que se eu colocar esta antena vai melhorar Cpe Mikrotik Routerboard Sxt Lite 5ndr2 Rb Sxt Lite5
oque acha?
-
Sem visada nenhuma antena faz milagre.
Nem 5GHz, nem 2,4GHz, nem 900MHz. Sem visada wifi só presta em distância tipo 50 ou 100m.
Pode comprar um Rocket Titanium e uma antena de disco de 34dBi que a qualidade da conexão será ruim, e isso é equipto de R$ 2 mil, muito mais caro que tirar umas árvores do caminho.
(Oferece R$ 500 pra um vizinho cortar uma árvore pra vez se alguém não topa!)
-
Cara muito simples: se o provedor nao resolve, vc contrata outro.
-
Leia e releia o que o Rubem comentou...
O que tem de informação para diagnosticar o problema nestes comentários eu ainda não tinha visto agrupado num único post.
Dê bastante atenção ao "possível" problema entre tráfego de Lan e Wlan e a questão da visada..
Pelos seus comentários com relação ao provedor eu estou imaginando aqueles provedores que permitem que o cliente compre sua CPE e ele mesmo instale, etc etc.... Provedor que procura qualidade não deixa cliente com acesso a CPE. Imagina se tem meia dúzia de clientes numa situação assim na torre, a bagunça que faz se um resolve mexer sem saber o que faz e arruinar o serviço da torre. Daí porque alguns estão navegando bem o provedor, que também não sabe diagnosticar o problema logo joga o problema para os clientes.
-
Troca de provedor amigão!