Ola.sou novo no ramo e tenho apenas 50 clientes. para esplicar minha situaçao e os problemas da rede para que alguma boa alma possa opinar passarei o resumo.
tenho a disposiçao 3 links gvt 50 mega cada.
3 wom 5000 mimo ap e 20 antenas cliente espalhadas. mas um total de 50 clients porque algumas das
aps servem para varios clientes.
fis toda a rede em bridge com ips fixos na faixa do roteador gvt e controlo a banda direto pelo roteador na casa do cliente.
desejo melhorar isto com rb ou servidor mas preciso de ajuda qualificada para me indicar oque faser tendo em vista que minha meta é somente 100 clientes. mas vamos aos problemas que tenho.
PROBLEMAS
conexoes entre Wom 5000 mimo ap e wom 5000 siso clientes com sinais 50 sinal -90 ruido 100% ccq dao ping <1 porem ao colocar um video no cliente a rodar o mesmo um torrent consumindo 5 megas o ping do cliente para a AP sobe e oscila entre 20 e 150. gostaria de enteder porque.
outro problema é o seguinte. em modo 11n 5ghz passa os 50 megas que tenho tranquilo usando somente 1 cliente com uma siso conectada. agora se conecto 10 clientes com 3 mega para cada cada cliente com uma siso conectados a uma wom mimo AP resultaria em 30 mega simultaneas em caso dos 10 usarem ao mesmo tempo. iso ja jera uma auta no ping e ate mesmo lentidoes na rede. mas a quantia de pacotes nao é a mesma? queria enteder o porque e se colocar outra wom 5000 mimo em outra frequencia ao lado para dividir a tarefa ajudaria.
outra coisa que notei é que tenho enlace de 3km com visada de duas wom 5000 mimo e trafego 50 mega sem muita auteraçao no ping porem quando o link é siso com siso ate mesmo em bancada a 1 metro qualquer subida repentina no consumo de dados e transferencia de dados da ap siso para a cl siso o ping explode. porque tanta diferença da siso para a mimo?
oque devo fazer colocar uma am-5 intelbras como AP e isso devera melhorar o PING cliente AP ou adicionar mais wom 5000 mimo como aps em frequencias diferentes para dividir a tarefa?
ou ate mesmo colocar um servidor MK ou uma RB para comandar tudo. oque voces me diriam.?