Pessoal, estou começando a analisar a solução da FiberHome para um projeto meu, e tenho algumas dúvidas que não consegui sanar pesquisando no Under-Linux ou no restante da Internet. Espero que possam ajudar.
1) Qual é a quantidade máxima de ONUs que as OLTs FiberHome suportam por porta PON? Já vi relatos de 128 e até 256!
Há alguma degradação da qualidade (maior latência ou instabilidade, por exemplo) quando são instalados mais que 64 ONUs em uma porta?
O fato da capacidade de banda ser dividida entre mais usuários não é problema, é impossível eu ter ao menos 1Gbps de tráfego em uma porta por aqui (cidade pequena, não deve passar de 200Mbps no total).
2) Essa característica, de suportar mais de 64 ONUs em uma porta PON, é restrita a quando usada a placa GPON ou com a placa EPON eu também consigo ter essas maiores quantidades de ONUs em cada porta da OLT?
Caso isso ocorra também em EPON, é necessário usar apenas ONUs FiberHome (mesmo sendo EPON), ou usar modelos de outros fabricantes não interfere nessa característica?
3) Já percebi que praticamente todo mundo que tem rede óptica usa FiberHome. Vocês, que usam FH, trabalham com EPON ou GPON nas OLTs dessa fabricante e por que escolheram por um padrão ou outro?
4) Há algum outro canal de distribuição de equipamentos FiberHome no Brasil além da WDC e importar do Paraguai (Flytec/Excell)?
5) Certa vez vi falarem que ONUs da Overtek usam um chipset diferente do comum, e por isso podem não ser compatíveis com todas OLTs EPON.
Há alguma marca de ONUs EPON (Overtek, Cianet, CDataTec, etc.), ou mesmo modelo em específico, que é conhecidamente incompatível ou problemático com OLT FiberHome com placa EPON?
Fico muito grato se puderem compartilhar essas informações.
Obrigado pela atenção.
Até logo.