Postado originalmente por
cooperrj
Como amigo acima citou, é essa a questão.
Eu já trabalhei em 2 grandes ISPs aqui no RJ, sempre fui aquele que resolve todos os problemas de rede nas empresas, quando cansei de ver que não era reconhecido, parti para montar um isp, a primeira tentativa foi com um sócio que entrou com o capital inicial me deixando com toda mão de obra, acabou que ele começou a me passar a perna, então decidi fazer sozinho agora, nada de sociedade...
A rede tem 4 meses, o fluxo de caixa ainda é baixo, mas paga já o aluguel dos 2 POPs e o link, que desde o inicio parti direto para o Dedicado, nada de adsl.
Hoje estou convertendo tudo que sobra no fim do mês em investimento, é sempre bom ter melhorias em equipamentos, esse mês por exemplo dobrei a velocidade do link, coloquei nobreak no segundo pop fora o investimento para compra de equipamentos para novos clientes, como trabalho em uma área onde o 2.4ghz é muito poluído, acabei optando desde o inicio para o 5ghz e como sabemos kit em 5ghz são caros...
Ainda guardo uma parte para eventuais problemas, até hoje não usei, mas quando precisar estará ali reservado.
Ou seja, o que sobra vai para investimento na rede, como eu tenho meu trabalho também, não preciso ficar que nem louco procurando lucros no isp, então prefiro não ter esse lucro no inicio e não ter problemas do que ter lucro imediato com meu telefone sem parar de tocar...
Hoje tenho 20 clientes (Pessoa Fisica), com planos de 1, 2 e 5mb, nem lembro a última vez que me ligaram reclamando, tem algo em torno de 15 ou 20 dias que isso não ocorre, justamente por não ter problemas tenho uma fila de clientes para instalar, todos da fila são indicados por já clientes, ou seja, já sabem que o serviço prestado é bom...
Agora estou fazendo reserva para legalizar a empresa, já dei entrada na abertura de cnpj e alvará, creio que nó máximo até abril ou maio já esteja entrando na scm, assim fico mais tranquilo...
Cada caso é um caso, tem com certeza pessoas que em 4 meses já estavam lucrando, tem outros que em 4 meses desistiram da ideia por causa dos custos, eu digo que estou no meio termo, o isp já se mantém, não preciso mais ficar tirando dinheiro do orçamento da minha casa para investimento, porem ele não me traz lucro, então ficamos no 0 a 0, hehehe...
Abraços.