Postado originalmente por
JulianoVB
Olá a todos!
tenho 3 enlaces mimosa ativos e funcionando perfeitamente, sem ter que ficar fazendo adaptações, porem no dia 23/10 ativei mais dois enlaces mimosa, um par de b5c (51 km) e um par de B5 lite (3,8km) a parte wireless esta perfeita nos enlaces, pouco ruido, local com baixa interferência!, porem me deparei com o seguinte problema:
o enlace com b5c, é do ponto A até o ponto B,
o enlace com B5-lite é do ponto B ao ponto C,
no ponto B, a conexão era pra ser feita da lan da fonte do B5C para a fonte do B5-LITE, porem não dá nem sinal de lan dentro dos radios!
liguei em um fornecedor autorizado mimosa, e pedi informações, quem me atendeu me falou da solução da VOLT para o problema, ao iniciar o pedido perguntei se era garantida a solução do problema com o produto da VOLT, o vendedor não quis garantir, até ai BLZ!
O vendedor me passou para o departamento técnico, quem me atendeu deu diversas sugestões, as quais apliquei em campo!
Na ultima das sugestões ele me disse pra colocar um switch de qualquer marca entre os mimosas B5C, E B5-LITE, tentando solucionar o problema coloquei um switch tp-link TL-SG108E, gerenciável e lá veio a surpresa!
ao acessar o switch o mesmo acusava conexão GIGABIT nas portas onde encontravam-se os mimosas, e ao acessar os mimosas as portas estavam DOWN.
obs.:
Na ponta A onde está o B5C, não fiz nada de diferente... esta com cabo de alumínio, CAT5, Com 35 metros de cabo e rodando perfeito! (ATERRAMENTO BEM FEITO)!
Na ponta C onde esta o B5-LITE, também não fiz nada de diferente... esta com cabo de alumínio, CAT5, Com 22 metros de cabo e rodando perfeito! (ATERRAMENTO BEM FEITO)!
No ponto B onde estão os radios que não funcionam as portas LAN, o aterramento esta muito mais bem feito que nos outros dois locais, ainda sim:
*coloquei um cabo 16mm de aterramento individual para cada radio, ligados a 3 hastes cada um,
* troquei os cabos cat5 alumínio por cat 5E blindado e de cobre
*Tirei o nobreak que era 127V com saída 115V
*Passei a energia de 220v
* Coloquei um nobreak 220v
* Fiz uma tomada de teste, criando 127V com uma fase e um aterramento como neutro
como não tinha cabo CAT6 disponível vou voltar no local amanhã e tentar fazer a troca!
Outra solução apontada pelo representante mimosa foi trocar as fontes mimosa por UBNT 48V, liguei pra um amigo meu que tem as fontes e também vou testar amanha!
Porem digo aos que só tiveram boas experiencias com mimosa que fiquem atentos pra não ter as mesmas dores de cabeça que estou tendo, gastar R$ 13.800,00 em dois enlaces mimosa e ter o gosto amargo de perder diversos dias de trabalho e desgastando com algo que era pra ser muitíssimo simples, sem contar que mesmo que resolva ficará a incerteza de que a qualquer momento pode parar novamente e que as dores de cabeça podem vir maiores!
concluindo ou não a rede posto os resultados assim que tiver novidades!