Ehhh, amigos!
A Tim depois de quase 2 anos sem operar na frequência de 900mhz e passando a operar apenas em 1800mhz, e ter deixado parte população da zona rural sem comunicação durante todo esse tempo, pois, as antenas de 1800mhz não conseguiam captar o sinal; presenteou essa população neste fim de ano com a volta da transmissão em 900mhz, e aquelas antenas yagis que estavam apenas enfeitando as casas, voltaram a ter utilidade de novo. Eu fico com a minha triband de grade de 1800, 1900 e 2100mhz mesmo; porque enquanto as yagis de 900mhz estão oscilando entre 1 a 2 barrinhas de sinal, a minha está indicando 3 barrinhas firme de sinal em 1800mhz.
Deu uma olhada se realmente é 900mhz GSM??? A Tim tem expandido massivo 850mhz CDMA. De repente é isso a oscilação nas yagis de 900mhz
Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
Como sei quantos DBM é ideal para 3G, acima de 100?
Cuidado com valores ai amigo.. 100dbm é 10milhões de watts...
Se você se refere a -100dBm a resposta é sim! Algo maior na casa dos -85dBm já gera uma navegação aceitável. Se conseguir valores maiores, tipo -75dBm, -70dBm seria ótimo
Fica em Juquitiba, não sei a frequencia por la. Utilizo o 3G para visualizar imagens do CFTV.
Temos uma antena de 20 DBI, mas n me recordo a frequencia. qual vc indica eu colocar?
A que tem maior ganho são as de 20dBi da Aquário. Ou 17dBi se for frequência alta...
Para verificar a frequência, pegue um smartphone Samsung com chip da mesma operadora (não serve de outra marca e tem que ser smartphone) vá até o lado da antena e veja se tem sinal.... e disque *#0011# Vai aparecer uma tela preta. Tire uma print dessa tela e poste aqui que eu converto a frequência.
Depende da operadora. Se for TIM ou CLARO o 3G pode ser em 850mhz também.
Algumas operadoras como a Claro tem alguns pontos de operação em 1900mhz (cidades teste)
Geralmente 3G em 850mhz é destinado a áreas rurais da expansão recente determinada pela Anatel.
Estado de São Paulo ficou a cargo da Claro a expansão em 850mhz para os setores rurais. Entretanto a TIM tem feito um investimento grande em novas ERBs no corredor leste dos estados do sul e alguma expansão urbana no 4G no corredor leste de São Paulo, o que obrigaria a expansão do 3G em 2100mhz, tendo em vista que o LTE (4G) é dependente das redes CDMA (3G) para comunicação de voz.
Então a regra básica é assim: 3G urbano em 2100mhz e 3G rural em 850mhz.
Expansão rural obrigatória das redes de celular e internet em 3G (WCDMA 850MHZ)
TIM : Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Nordeste
VIVO: Sudeste, Centro Oeste e Rio Grande do Sul
CLARO: Sudeste e Amazônia legal
As expansões que estão no cronograma são da TIM e da CLARO somente.
A OI não comprou lotes 3G em 850mhz, portanto está fora da obrigatoriedade de implantação de ERBs rurais... (por isso chamou a atenção da Lava Jato a torre montada em Atibaia... )
Um complemento para responder a sua pergunta de não existir outra faixa fora 900/1800 na sua cidade...
Não existe 3G no Brasil fora da faixa 850/2100mhz... Muitas vezes é consultado no cadastro da Anatel e lá não consta operação fora dessa faixa GSM (900/1800) principalmente se for da TIM, que não tem o hábito de manter o cadastro atualizado. Agora se seu smartphone estiver aparecendo junto as barras de sinal: 3G, H ou H+... com certeza ele está registrado em uma rede 3G WCDMA 850mhz ou 2100mhz...
Se seu smartphone for Samsung disque *#0011# tire uma print e poste aqui que eu converto a frequência exata que seu telefone tá pegando da torre!
Vou ao lado da antena "rural" ou da antena (ERB)?
Conforme analisei, no site de 850mhz, estou certo?
Como saber se a antena q tenho aqui é 850?
Sent from my iPhone using UnderLinux
Fiz certo?
Agora é saber se a Atená q tenho aqui é 850mhz, tem como saber?
Sent from my iPhone using UnderLinux
E bem isso que falei uns posts antes: O dipolo das vendidas como 850 e 900MHz é igual em vários modelos.
Tá, talvez o elemento ressonante tenha uma diferença de meio milimetro, mas os elementos diretores na frente eu comecei medindo e eram 100% iguais em modelo 850 e 900MHz (814 e 914 da Aquário), nem medi tudo mas no paquimetro plástico o começo era tudo igual.
Aqui pessoal nas fazendas não aprende isso direito, a gente instala antena 850MHz porque ele diz que quer usar a Vivo, mas chega lá meses depois e ele está usando operadora 900MHz sem problemas, dependendo da posição dá o mesmo nível de sinal em operadora 850 ou 900MHz.
Até porque a faixa de 850MHz na real tem faixa de up e down se não me engano de 824 a 836MHz, e a outra de 860 a 880MHz. E a faixa de 900MHz oficialmente tem parte de 908 a 915MHz (Aquele buraco no meio da faixa livre pra wifi 900MHz), depois pula pra mais de 928MHz até 940MHz no caso de serviço especializado (Algo tipo a Nextel, que poderia existir nessa faixa no Brasil, as antenas tem que estar preparadas), e pula pra coisa tipo 942 a 960MHz, enfim, são faixas meio próximas, em apenas 100MHz numa faixa dessa o potencial é do VSWR mudar tipo de 1,6:1 pra 2:1 quando sai da faixa nominal do tamanho do elemento diretor, o que não torna a antena uma coisa tão inútil, é um VSWR meia-boca mas usando antena 2,4GHz que deve dar VSWR lá por 3:1 em 900MHz, aqui ainda conecto tranquilo a uns 20km com morro no meio (Onde sem antena nem localiza rede).
Eu suspeito que fazem o produto 95% igual pra vender pra 850, 900, 1800 e 2100MHz, talvez mude micrometros no tamanho do elemento diretor, ou tenha algum parafuso de ajuste do VSWR (Pra ter o menor VSWR na faixa que será vendido).
(Na hora de testar isso é bom ver se a operadora tem cobertura de 360° nas torres. Aqui por exemplo a Vivo tem antena cobrindo 360° da torre, a Claro tem só 3 setoriais de 90° (Cobertura de 270°) e a Tim tem só 2 setoriais, cobrindo só 180°, nas costas dessas setoriais da Tim o alcance é de 5km com visada, na frente é de 25km (Se tiver setorial cobrindo tudo, todo lado será a frente de alguma antena, mas também tem que ver que esses ângulos são a meia potência, isto é, nas laterais terá 3dBm a menos de emissão que reto na frente. Se você está reto na frente da setorial de uma operadora, e no fim do ângulo nominal de outra, terá talvez até mais de 3dBm de diferença, já que operadoras diferentes usam antenas diferentes (Multibanda, 900-2100MHz) e usam potências diferentes nos rádios. A operadora 850MHz geralmente está sozinha na banda então pode usar potência maior que as 3 operadoras que ocupam subfaixas de 900MHz, onde uma alta potência no centro do canal pode virar uma emissão espúria (Bigode) na lateral do canal, invadindo a faixa da outra operadora))
Hã?