Postado originalmente por
1929
NO caso do ADSL a própria tecnologia limita o upload. Não existe a menor possibilidade de simetria. A própria sigla já incorpora o conceito.
E por isso que normalmente o link adsl é ruim para compartilhar.
Já no dedicado ele chega simétrico... Que vantagem nós teríamos em ter um simétrico? Se o link chegar mesmo dedicado, assimétrico seria vantajoso?
Eu citei o caso do 11mbps para simplificar. Sei que fica inviável simetria pois sobrecarrega estas plaquinhas de 2002.
Mas em modos mais modernos com mais banda passante, um plano simétrico não seria vantajoso para o cliente já que hoje a internet em tempos de redes sociais exige muito upload com as postagens? Antigamente ninguém postava nada, só abria sites para ler.
Mesmo que carregando mais processamento no rádio mas o provedor com conhecimento controlando o número de usuários compatível com o AP, não daria bons resultados num plano simétrico?
Pelo que eu imagino um plano simétrico só mata o desempenho do AP se ele já estiver esguelado mesmo com plano assimétrico. Se coloca 30 usuários com planos assimétricos, colocaria os mesmos 30 com planos simétricos, desde que não estivesse já esguelado com os 30 em planos assimétricos.?
Ou iria estragar a rede mudando para planos simétricos? Esta é a minha dúvida.
Talvez este seja um dos motivos do bom desempenho dos Cambium onde pode modelar quanto % vai down. Daí sim o rádio sabendo disso ele vai liberar mais banda para down. Mas os rádios comuns só liberam no máximo a metade teórica da banda agregada. Se na especificação ele fala em 150mbps, seria no máximo teoricos 75. Mas com as perdas e processamento duvido que em multiponto ele chegue a 30mbps. E os outros 75mbps que estariam para o upload onde foram parar? O download "roubaria" do upload?