Postado originalmente por
eduardofr
Bom dia, eu já havia abrido um tópico aqui sobre como delegar um bloco na registro.br usando o freebrs, porém não tive muito sucesso, fiquei alguns dias quebrando a cabeça, e finalmente ontem (18/01/2017) deu certo, então vou deixar as dicas aqui espero que seja de bom proveito.
1. A primeira coisa, se você quer usar como DNS recursivo você deve entrar em "DNS Config" você deve marcar os campos "Root Hints" e "Auto Trust Anchor Files", lembrando que o servidor não pode ter mais DNS setado em "DNS ACL/Forwarder" abra a aba "Forwarder" e remova os servidores DNS. É importante lembrar que na hora de formatar a maquina deve se setar um DNS, mas apos a instalação não é necessário mais.
2. Libere a sua range de IP, abra o "DNS ACL/Forwarder" e na aba "ACL" você cadastra sua range de IP. Deve ficar mais ou menos como a seguinte imagem.
3. Em ACL você vai setar o 0.0.0.0/0 para deny_non_local. (Foi aonde eu quebrei a cabeça para conseguir delegar o DNS reverso rs).
4. Agora você ira criar os reversos.. Abra "DNS Zones", clique em adicionar. Preencha o nome com a in.addr-arpa. Exemplo: Sua range é 189.1.20.0/24 o in.addr.arpa seria 20.1.189.in-addr.arpa. Coloque o tipo como static, cliente em salvar, apos ter salvado ele ira fechar, ai você ira clicar nele, clicando nele será necessário criar o SOA. Coloque o TTL como 1h, preencha o nome do servidor DNS e o e-mail, o restante eu não recomendo mexer, clique em OK.
5. Hora de gerar os reversos. Ainda dentro da zona que você criou o clique em "Gerar" preencha IP Begin com IP inicial da sua range, e IP End com o final, lembrando que cada in.addr.arpa deve conter somente 254 IPs, então terá que ser feio de 254 em 254 IPs. Posseguindo, em FQDN não mexa, em TTL coloque 1h, Tipo PTR e em valor será o nome dado ao seu reverso, repare que no começo tem a palavra IP, se você não remover seus reversos serão começados como ip-189.1.20.1.seudominio.com.
então senão quiser remova ele, onde tem $1-$2-$3-$4.. não mexa também que ele vai gerar automático. Feito isso clique em OK.
Pronto seu servidor está pronto para delegar o DNS reverso, agora acesse a registro.br, clique em numeração, clique no bloco, agora clique em delegar e informe os DNS master e slave, lembrando que é necessário 2 servidores de DNS, então tenha em mente que terá que ter 2 maquinas FREEBRS, siga os mesmo passos na maquina slave para pode delegar o bloco. Qualquer dúvida eu estou a disposição.