Postado originalmente por
Nks
eu tenho uma ideia meio loca, nao eh o recomendado por profissionais da area que sempre recomenda abrir 8 caixas de 8 portas cada caixa para cada porta PON, ou seja 64 clientes por porta PON, eh uma ideia de economia de custo x beneficio
antes do pessoal sair criticando, quero lembrar um fator importante: nunca vamos atender todas as casa da rua, pois existe concorrencia, terreno baldio, idosos de 90 anos que nao faz uso de internet, enfim outras coisas, entao eu acho meio absurda a ideia de 64 por PON, e ainda colocando 16 portas a cada 100 metros, tem que ter uma OLT gigante com muitas portas PON, mesmo sendo expansiva, fica tudo muito caro!
Ai tem um pessoal que fala, vc tem que pensar no futuro, da qui 10 anos, sim eu concordo!! mais para pra pensar, cada Gbic toca 1.2Gb, se vc tiver 1 OLT com 2 PON sao 2.5Gb!!
alguem aqui tem 2.5Gb de link rodando? se sim da pra contar no dedo, imagina isso soh para 256 clientes!!! da pra ter muita banda por cliente por um bom tempo!!!
bom a ideia eh usar spliter 1x32 logo de cara, e ai abrir 32 caixas com 8 portas cada caixa, totalizando 256 clientes por PON, porem vou por em media 128 clientes ou um pouco mais que isso, pois nunca vou lotar todas as 8 portas das 32 caixas!
fiz testes aqui na bancada e deu certo, entre o spliter primario e o secundario usei cabo de 5 metros, usei tudo conectorizado para simular perdas, na mesa o spliter 1x32 ta todo conectorizado, mas na rua vou fazer tudo fuzao na parte primaria ate a entrada do spliter secundario, da saida dele pra frente vai ser conectorizada para usar conector mecanico.
minha olt eh uma GEPON V1600A da UPLINK com 2 PON, cada PON tem potencia de saida de +5.25dbm isso que possibilita usar um spliter de 1x32 e na ONU do cliente vai chegar -25dbm e ainda vai ter margem de erro de +3dbm!!
vamos por esse projeto em pratica em 1 bairro, vamos fechar ele todo tem 19 ruas tem 580 casas, eh aquilo que falei, nao vou atender todas as 580 casas, tem concorrencia no local, se eu atender 128 ou ate mesmo 256 ja vai ser mais que suficiente!!
meu primeiro projeto eu paguei muito caro e nao foi tudo que eu esperava, nao vou pagar 15 mil de olt novamente, essa da uplink custa menos de 4 mil reais e tbm tem 2 PON
a ONU que tou usando nela, diz ser GPON tbm, porem nao eh compativel com fiberhome e tbm nunca testei ela em GPON xingling!!!
bom eh essa minha opniao se alguem quiser se expressar fique a vontade!!