Boas...
Sem me pronunciar muito, para não sair do contexto do tema, confesso que li quase todas as 2x páginas deste tópico, onde no mesmo eu li e reli imensas atrocidades de pessoas com, phd´s, doutorados, mestrados etc.etc.etc....
Enfim, dou acessoria para empresas com mais de 4mil antenas em concetradores PPPOE , 99% tem AS com blocos de IPs publicos, e mesmo com NAT ou não, nenhum foi afetado.
Não existe mistério, nem mágica tudo se resume a um único quesito "segurança" isso mesmo segurança de rede.
Óbvio tenho mais de uma dezena de anos brincando com linux e firewall o que me deu 90% do quesito conhecimento para estruturar uma rede com os minimos quesitos de segurança.
quero confessar sem tentar ofender ninguém pois todos temos o direito de lutar e conquistar o nosso espaço.
Porém no Brasil hoje vemos a banalidade "gato" com ou sem outorga, optando por preço ao invés de qualidade.
Existem centenas de milhares de provedores de internet maioria ilegal ainda compartilhando o "gato" da ADSL com os 100 vizinhos no Bairro, isto porque deu conta de entrar no "youtube" e viu um video de 4 cliques para ligar um cabo via DHCP LAN do roteador adsl para a RB450, isto porque o video mais complicado de botar o modem adsl em Bridge e autenticar PPPOE WAN na RB450 com balanceamento já é mais avançado.
Existem milhares de provedores legalizados com outorga, que compra o mesmo equipamento, porque o outro provedor na região também compra e vende, como já tem as configs e os scripts prontos é só configurar igual. Ou seja porque é simples e prático.
Existem centenas de provedores legalizados que planejam investem $$$ e se estruturam em aprendizado, instrução e conhecimento para "começar a pensar Outside the box" Aqueles que sabem que nem tudo é o que parece ser.
O problema é que muitos provedores de internet hoje ainda procuram "e claro não é por culpa deles, pois eles mesmo não tem conhecimento" mas a grande realidade é que maioria dos Provedores de Internet procuram o famoso TI aka "also known as" Serviços Gerais.
Sempre com a mesma conversa de agregar valor a empresa... um verdadeiro faz de tudo um pouco. Ou seja um verdadeiro carro FLEX nem é bom para uma coisa nem é bom para outra...
1- nunca existiu nem existe malware ou virus como se é chamado, quem realmente colocou as mãos no código como eu decompilei e analisei os que realmente entederam irão ver que nada mais é que um SCRIPT isso mesmo coisa comum no mundo linux. onde o mesmo explorava algumas vulnerabilidades no sistema.
Não adiantava ter uma senha padrão ou senha curta ou senha grande, a vulnerabilidade no exploit estava la que permitia carregar por GCI uma chave RSA ssh.. diferente onde essa chave continha a senha famosa entre outras coisas...
1- Já alguém se preocupou em analisar que tipo de sistema operativo funciona nos equipamentos ubiquiti ? Caso não tenham percebido é uma vertente Linux, tanto que alguns modelos antigos de produtos ubiquiti funcionam com firmware openWRT.. existem até umas placas novas de produtos ubiquiti sendo vendido com acesso ao código fonte linux para os interessados desenvolverem.
2- O iptables está la porque não tentar entender como funciona?
3- Por ultimo Filtrar vários Gbps de trafego em tempo Real ????? Simples não é fácil, mas também não é impossivel.
4- Também não é preciso filtrar o trafego para bloquear um script, que simplesmente poderia ter sido bloqueado com outros mecanismos de segurança... e não estou falando de equipamentos caros CISCO ou juniper....
5- 80% dos problemas se resolvem trocando portas padrão, desabilitando protocolos não utilizados nos equipamentos em uso diário, e claro gerar um certificado SSL para o ssh e para serviços Web, Senhas únicas para cada cliente acesso web... sei lá coisa do tipo oi adsl pppoe autenticador telf numero, ou alguns digitos unicos que identifiquem o cliente ou outro documento..
6- os outros 20% da proteção é feita com firewall.. existem inúmeras variantes para linux, ou até um safeBGP.
7- outro erro comum "ohhh vou usar firmware versão licenciada da pqp na torre" e vou instalar a ultima versão de firmware ou até uma mais antiga no cliente.. onde as correcões de bug são incompatíveis da rocket para a antena do cliente.. e depois se queixam que fica lento que trava do nada.. resumindo rocket com 5.6x e antena do cliente com 6.xx "ai não tem nem como tirar base para falar" o equipamento não presta, trava , perde pacotes, etc.etc.etc. sem pensar que pode estar ocorrendo problema de incompatibilidade ou os bugs não estarem corrigidos na versão da rocket que distribui o sinal dando problema para os clientes que estão com a versão totalmente diferente.
8- Erro comum da porra , cliente solicita o provedor para liberar a porta xxxyy na antena porque ele tem uma camera IP em casa onde ele quer acessar remoto no serviço dai o açogueiro que vai prestar o serviço não dá conta de efetuar um Port Forwarding no IP lan + porta especifica da Camera ou DVR.. dá um "buffer overflow" no cerebro dai vem a luz no fundo do tunel no pensamento "DMZ" Bingo problema resolvido.. quando dá conta o cliente tá ligando reclamado que foi hackeado ou sendo atacado , porque o acogueiro que não sabia criar uma regra simples para liberar uma unica Porta para um unico IP especifico, liberou o DMZ no equipamento colocando "Totalmente Fora da rede de proteção do firewall" o IP especifico da sua camera IP ou DVR..deixando assim todas as portas abertas naquela máquina na rede local "abrindo brecha para um bom exploit script" carregar e depois comecar a atacar ou saquear informacões de todos os outros computadores na rede.
Bom e por ai vai com outros periféricos ou tipo de equipamento
Bom o que eu quero resumir é simples "Segurança" e um bom conhecimento de Rede
DCHP e Pools ranges, discador PPPOE, balancemaneto de carga, todos sabem fazer e proteção na rede?
a Mesma coisa ocorre no dia a dia com Mikrotik "Tem muita função em um só equipamento" Dai o açogueiro vai e carrega a CCRxxxxx com tanta funcão e script, firewall, pppoe, bgp... dai com 500 clientes tá torrando processador "isso claro porque a grande maioria não sabe balancear a carga nos núcleos e dai quando verifica só tem um processador travado em 100%.
Resumindo cada macaco no seu galho..... um equipamento especifico para segurança, um equipamento especifico para link, um equipamento especifico para PPPOE autenticacão, um equipamento especifico para BGP, e por ai vai.
E claro "Contrate um técnico para cada área especifica no seu provedor" só assim irá conseguir se organizar e crescer corretamente.
Um faz de tudo por mais vontade que tenha, não dá conta nem tem tempo de se preparar para gerenciar tudo ao mesmo tempo, é igual ao meu comentário anterior.. Carro Flex
não é uma coisa nem outra, e infelizmente todo o conhecimento tem o seu preço.
Não querendo criticar ninguém mais uma vez repito, todos tem o direito de prosperar e tentar a sua sorte, apesar de sorte não ser um dos quesitos necessários para montar um provedor de internet. isso boa "Sorte.....conhecimento" a todos.
Agora se perderam acesso ao equipamento o mais adequado e full factory reset, subir telhado por telhado e resetar e limpar potenciais scripts que tenham ficado de algum firmware antigo rodando o script na rede ele consegue mapear os outros equipamentos.