Pessoal, preciso fazer um enlace a 30KM, alguem tem alguma experiencia sobre?? a empresa não pode gastar muito dinheiro, tem que ser algo indoor mesmo alguem pode me sugerir Radio e Antena??valeu
Pessoal, preciso fazer um enlace a 30KM, alguem tem alguma experiencia sobre?? a empresa não pode gastar muito dinheiro, tem que ser algo indoor mesmo alguem pode me sugerir Radio e Antena??valeu
Radio: Senao de 200mW
Antena: Andrew (acho q é assim q se escreve)
Cuidado com obstáculos, o fresnel para essa distância é grande! Veja também se não tem muita interferência e que os canais estejam loge de outros utilizados. Prefira os canais mais baixos, tipo 1,2,3.
Outra coisa legal é utilizar polarização vertical na antena.
Boa sorte!
só uma duvida de amador em wireless ?? como altero a polarização de vertical para horizontal ou vice versa ??
A polarização se dá pelo alimentador(dipolo da antena).
Uma vez eu fiz um enlace de 44Km com ap1000 COr e ROR, mas o máximo que consegui foi 256Kb, há e antena de 26,5dBi da TSM em parabola fechada.
Hoje tento manter meus enlaces em no máximo 30Km e tb estou procurando um rádio legal, mas qual ? senao 200mW ou swl3300 ??
o senao de 200mW como vc disse tem 200mW já o swl3300 tem apenas 70mW o q diz q o radio senao é melhor!!!
isso nos novos swl3300 pois eles vem com cartão da senao embutido!!!
só q este cartão como eu já disse é de 70mW
O problema é q. os radios senao senao, por terem 200mW, pelas normas da Anatel só podem ter antenas de no máximo 12,5dBi...
30 KM, voce fecha tranquilo com 2 SWL-3300 + 2 antenas de 900mm da TSM, o problema é o troughpoot q. ela vai te dar...numa distancia dessa acho q. vc. consegue entre 1mbps a 3mbps... se voce tiver um pko mais de grana, procure soulucoes em 5.8ghz.
[ ]'s
Rodrigo
fiz um com 20 km facil facil com dois aps 3300 da sansung só que as antenas foram hyperlink de rade 24 dbi fuciona noraml sem perdas.
Aprendi na pratica que nem sempre maior potencia nem sempre No caso resolve o problema, aumenta a sensibilidade ao ruído e diminui a janela entre o sinal/ruido degradando o enlace, quando fiz o de 44Km com AP1000 o enlace estava com 7dB de janela com o ruído estavel, se não me engano estava com -87dB de sinal e -101dB de ruído.
No caso da sansung ela possui implementação interna para MAC por portas se ETHERNET ou Wireless evitando transmissões desnecessárias e broadcast.
Por exemplo cai na besteria de tentar um enlace com um par de dlink dwl2000ap e depois tentei com um par de dwl2100ap, do tipo
(ap1) <-- 28Km --> (ap2)<cabo ethernet>(ap3) <-- 28Km --> (ap4)
Ficou horrivel elas não tem controle nenhum , oque entra na porta ETHERNET vai para o Wireless e não tem como medir sinal. Fiz o alinhamento com uma AP1000 da Lucent primeiro e notebook na outra ponta, depois de alinhado as antenas coloquei as dlink para testar, resultado uma joça - muito ruim -. Até para AP de curta distancia não serve, e cliente tb não ( ainda não descobri utilização para elas )
Na Lucent AP1000 podemos controlar Protocolos e Roteamento melhorando pra caramba a performance.
Ainda não usei a SENAO, estou estudando os manuais para não comprar errado de novo. E pelo que li ela tb não tem controle sobre o trafego , e vi em outra parte do forum um comentário de que elas travam direto, minha repetidora fica num local de dificil acesso, se a SENAO travar tó frito são duas horas até lá.
Pelo que estou lendo nos manuais e em outros forum a swl3300apda tem um gerenciamento muito superior possuindo gerenciamento inteligente sobre a tabela MAC associando qual endereço esta em qual porta e evitando trafego desnecessário.
Se alguem tiver experiencia melhor com estes equipamentos estou aberto ( no bom sentido ) a conselhos e a dicas de onde posso encontrar mais material para estudar.
Um abraço a todos.
GiBao
Pô esqueci de falar da Freq. de 5.8 Ghz que o Rodrigo sugeriu , pelo que aprendi quanto maior a frequencia com a mesma potência diminui a distancia possivel dos enlaces, de cabeça não me lembro da formula, vou procurar amanhã a empresa e postar aqui.
tenho isto no forum tb que o máximo que conseguiram com 5.8 foi 12Km com antena de 27dBi.
Outdoor ainda não testei mas indoor até parede de tijolo baiano que o 2,4 passa bem esta atrapalhando no 5.8, então desisti de usar.
[] 's
GiBao
Pessoal, estou realmente no rabo do fuguete (se é que ele tem), não cheguei ainda a concluisao do rádio que devo usar, quanto isso a diretoria me pressiona nao tenho equipamentos para fazer teste de sinal, quando comprar vai ser esse e pronto.. se nao funcionar.. :X minha cabeça vai pro INfern...
Matusalem , eu sei oque não funciona pois já testei que é a dlinkdwl2000 ou dwl2100, estou para comprar 2 SENAO e testar na semana que vem se puder esperar te mando o resultado.
GiBao
Valeu Gibão! fico grato, caso nao tenha feito a compra, sua ajuda vai ser MUITO BEM VINDA, cara, se puder.. deixa seu MSN ou ICQ ae.. trocar uma idéia!! ABRAÇOS!!!
Ae agora é que vc me confundio de vez .. o que seria este alinhamento dipolo ??? como mudo a polarização ??Postado originalmente por lss
perdão mas em wireless sou leigo !!!!!!!!!
Polarização se muda de forma diferente dependendo do tipo e fabricante da antena, mas é facil.
Exemplo na TSM montase a antena e o elemento irradiante tb chamado "Feather" acho que é assim que se escreve vem marcado com o "H" para horizontal e o "V" para vertical.
No caso das antenas de grade tipo Zirok, Seitel Hyperlink e etc, montasse a antena e para horizontal deixasse com a grade com as treliças para cima e para Horizontal virasse a antena inteira.
As antenas seguem com manual de montagem, é muito fácil.
As documentações que tenho, inclusive um de explicações sobre enlace que explica Polarização , angulos e etc... eu considero muito bom estão no link abaixo:
http://www.tsm.com.br/downloads/tsm_tutor1.pdf
GiBao[/img]
Caro Gibao..
Posso te afirmar na pratica, pois, tenho alguns enlaces fechados em 5.8GHz, e funcionam muito bem, cmo exemplo posso te citar apenas 2...
um de 32Km -> Antena 32dBi TSM -> link fechado a -48dB -> Passante 18mbps
um de 21Km -> Antena 29dBi Hyperlink -> fechado a -55dB -> mesmos 18mbps
agora tem alguns enlaces em antenas ommins que realmente abaixa a distancia, para voce ter uma ideia tenho enlace a 500metros numa ommini de 12dBi -> com antena de 22dBi da Hyperlink fechado a -65dB... portanto vale muito antenas tipo direcional-direcional nesse caso... MSSSS uma coisa posso te afirmar.. é voce colocar para funcionar e esquecer que ele existe, nunca param e nao tao problema.
[ ]'s
Rodrigo
se quer ver o troco funcionar... wilan vip-124Postado originalmente por Matuzalem_
informacoes www.wilan.com e compras www.cernet.com.br
use freq 5.8... pra isso vc pode usar o Tsunami mp11a
compre a base BSU e um client SU... assim se vc resolver colocar mais um ponto, basta comprar mais um SU
com esse equipamento vc pode chegar a 70km tranquilo sem amplificador e com throughput alto.
Ahh!!! cuidado com o fresnel... quanto maior a distancia dos pontos, maior a curvatura da terra... pra isso vc vai precisar de torres altas pra livrar o fresnel.... cuidado tb com obtaculos
Neerlan Amorim
BVNET - Wireless Internet Provider