+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Ola a todos sou novo por aqui e novissimo no mikrotik, estou com problemas, um deles é:
    como devo fazer para colocar 2 nanostation propagando o meu hotspot???
    sera um wifi pré pago, e quero colocar um pra cada lado propagando o sinal do mikrotik, alguém poderia me dar uma luz ai.

  2. #2

    Padrão Re: Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Modo ap, accespoint, bridge. Coloque um ip em cada nano. Na mesma faixa da
    ether dos clientes. Se a ether2 da RB é para os clientes, 192.168.1.xx coloque um ip
    nos nanos na mesma faixa que vai servir para acessa-los.
    Ficará assim, modem + RB + swith + os nanos e clientes a cabo se tiver.

  3. #3

    Padrão Re: Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Tem um passo a passo que me mostre a configuração, ou algum video no youtube, pq eu quero que um nano seja repetidor de sinal do outro assim eles estarao em sintonia e o usuario que logar por um nano se perder o sinal de um e cair no outro vai continuar a sessao do login, bem eu analiso assim se eu tiver errado me ajudem por favor

  4. #4

    Padrão Re: Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Não existe vídeo de YouTube pra ensinar isso (eu acho, nesse YouTube acha tudo que é coisa). Mas nesse caso o indicado será UniFi, procure a respeito (assim me evita de escrever um livro aqui e você mal ler a primeira linha de preguiça).

  5. #5

    Padrão Re: Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Já lhe deram o caminho das pedras.
    Coloque um IP para cada um dos Nano. Sempre na mesma faixa de IPs.

    Daí você configura eles como AP+WDS.

    Assim eles estarão "sincronizados" como você disse. Sobre configurar como AP+WDS tem bastante videos na net. O fundamental é terem o mesmo SSID, mesmo canal e se utilizar criptografia, a mesma chave. E cadastrar o MAC de um equipamento no outro e vice-versa.

    Mas te adianto que o usuário se locomover na área dos nanos e passar de um para outro não é tão tranquilo assim não, pois já testei isso algum tempo atrás e não passa tão bem. Com rádio mikrotik é mais tranquilo pois você pode configurar no Access List o nível de sinal que expulsa o usuário daquele rádio e ele vai procurar outro com sinal melhor. Seria semelhante ao roaming.
    Sem esta configuração ele vai ficando até perder totalmente o sinal. E assim o usuário com sinal fraco não navega mas não sai do rádio.

    Eu aqui em casa fiz uma área de cobertura ampla com 4 rádios, mas utilizei o firmware openwrt instalado em tp-link wr741ND. Mas é instalação só para a casa e quintal. Assim posso caminhar por toda a área e o sinal vai trocando de rádio sem perda de sinal, tudo automaticamente. Só que o 741 não é indicado para uso outdoor.
    O nano se não me engano está na lista dos equipamentos suportados pelo openwrt. Creio que com este firmware os nanos vão trabalhar bem melhor para o objetivo que você quer.

    Só que se você não tem muita experiencia com rádios não aconselho ainda a troca de firmware.

  6. #6

    Padrão Re: Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Nao entendo o porque do seu insulto sou desenvolvedor web e programador possuo mais de 200 videos aulas no youtube e gravei muitas a pedido de pessoas que assim como eu tinham falta de conhecimento em determinados assuntos e nunca os destratei. Se nao quer ser útil dispenso a sua literatura. Somente ignore minhas publicaçoes e seja coerente

  7. #7

    Padrão Re: Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Não me importa ser coerente ou não com você, até porquê te dei uma sugestão (procure sobre o UniFi, ele é o mais indicado para o seu caso) e por você ser desenvolvedor, está acostumado a ter que se virar sozinho, rsrs.

  8. #8

    Padrão Re: Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Pra que? AP+wds. rsrsrs....

  9. #9

    Padrão Re: Como coloco 2 Ubiquiti no mesmo hotspot???

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Pra que? AP+wds. rsrsrs....
    Fui reler, e realmente se for para colocar um Nano para cada lado não há necessidade.

    Mas como ele falou em repetir sinal, imaginei um Nano central e outro mais longe para ampliar a área de cobertura.. Daí só tem 3 maneiras. Ou usando cabo ou fazendo um ponto a ponto dedicado ou então fazendo repetição com WDS.

    Agora se quer usar o hotspot para que usuários conectem direto com celular, não alimenta muita esperança. Celular tem sinal fraco para retorno ao AP. Só funciona perto dos APs.
    E tem ainda a questão do suposto roaming. Não vai mudar de AP tão eficiente como precisaria.
    Com mikrotik daí ficaria mais eficiente configurando nível de sinal no access list.