Boa noite amigos! Estou tentando configurar um ponto a ponto de 5km com duas 922UAGS-5HPacD pig tail Algcom e antenas de 32Dbi. Pela distância, acho que deveria estar mais estável... Alguém poderia me ajudar? Grato!
Boa noite amigos! Estou tentando configurar um ponto a ponto de 5km com duas 922UAGS-5HPacD pig tail Algcom e antenas de 32Dbi. Pela distância, acho que deveria estar mais estável... Alguém poderia me ajudar? Grato!
Nos dois primeiros prints estou usando ac em 20/40eC (No primeiro print, sem tráfego e no segundo com o teste de banda em udp para o AP. No terceiro, em 20/40Ce, no último em 20/40Ce e NV2 (nos outros 3 está em 802.11).
Tx Power Mode no ap eu deixei: all rates fixed em 24 e no cliente 18.
Amigo. Tava quebrando a cabeça em um enlace em que estava tudo OK... Sinal, visada, noise baixíssimo... E o enlace travava, ficava com latências altíssimas até cair.
Dei uma pesquisada no fórum e seguindo as dicas deste tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=158633&page=1 consegui estabilizar o enlace.
Eu percebi que teu SNR tá excessivo. Tenta fazer um ajuste fino de potência aí que pode ser saturação.
Joia amigo!!!
Tem esse post aqui também que pode ajudar: https://under-linux.org/showthread.php?t=142955&page=1
Se for esse mesmo teu caso conta aqui!
Abraço
Usa protocolo nstreme aqui ficou melhor.
MSC 0-9 e todos.
A que envia o sinal Bridge a que recebe ap bridge.
Qualquer coisa me add no zap.
Enviado via XT1572 usando UnderLinux App
Bom, primeiro de tudo tem que estar ciente de algumas coisas, em AC o equipamento vai tentar modular em 256 qam o que é um salto grande para o alterior 64 qam típico em N.
O equipamento tem uma potência máxima X para cada modulação, quando vai para AC geralmente perde entre 2-3dB de potência, estamos falando de "metade do sinal".
Cada modulação tem tambem um sinal mínimo para funcionar e nesse momento não seria diferente nos 256 qam que necessita ainda mais sinal que os 64 qam.
Não encontrei no datasheet da RB922 a sensibilidade mínima dos 256 qam porém nesse material:
http://www.balticnetworks.com/docs/8...20RouterOS.pdf
sugere -54 de sinal mínimo para 256 qam em 40 mhz.
O que é bastante e está quase no limite que você está utilizando o que fará aumentar o uso de CPU e constantemente haverá trocas de modulação.
Basicamente entre AC e N você vai precisar uns 7dB a mais considerando que você já tenha um enlace em N em perfeitas condições (devido ao aumento de sensibilidade necessário e a diminuição de potência do equipamento).
O que eu sugiro a você é realinhar as antenas, primeiramente diminuindo a potência dos 2 equipamentos até ficar com um sinal entre -70/-65 e iniciar os ajustes até aumentar o sinal o máximo possível. Após isso vá aumentando a potência do rádio até chegar em uns 7dB a mais do mínimo necessário para ter uma folga em momentos onde antena balançar, chover muito, etc.
Você realmente necessita 40 mhz? caso não, use 20, irá evitar/gerar sofrer interferências além de precisar menos sinal para 256 qam.
Os 2 lados devem ter essa folga de 7dB e as polaridades não devem ter sinal diferente, lembre-se que a cada 3dB a menos é metade do sinal recebido/enviado.
Execute um teste para visualizar quais são as frequencias com menos uso em ambos os lados, compare e use um que seja bom em ambos os lados.
Teste de banda não se executa no próprio aparelho que está fazendo o enlace, ele já tem que se preocupar com o link, execute em uma RB antes do enlace para um RB após o enlace, ai você terá um teste real sem subir processamento desnecessário nos rádios.
Configure ambos os rádios com o radius cell correto e se você precisa mais tráfego aumente o TDMA Period Size, caso precise menos latência, diminua.
Faça os testes e veja qual se adequa melhor a você.
Dificilmente você terá mesma latência que nstreme, não se preocupe, um aumento de latência pequeno não vai mudar em nada para seus clientes, o problema é se isso não for estável.
Posta os resultados depois.
Estou com uma RB922 conectada em uma (RB750Gr3 com 5 portas Giga), Conecto o cabo poe da 922 na Lan 1 da 750Gr3 e a Lan da 922 no status so modula (trabalha) à 100M, era pra trabalhar em 1000M. Pra tirar uma dúvida coloquei uma RB911 (netbox) e modula em 1000M, o problema é na 922, alguem com experiência para ajudar?
Eu fiz um ponto a ponto com sxt, seguindo as orientações do Luciano.