Postado originalmente por
ArthurNet
Meu caro, conselho de amigo, vai começar uma rede via radio em 2017 ??? Não invista mau seu dinheiro, pior coisa é você ver seu dinheiro mau aplicado, ou melhor ver sua empresa que vale 500 mil um exemplo passar a valer 100 por causa que um concorrente chegou e passou uma tecnologia melhor e você perdeu a preferencia ....
Se você vai tirar o preço da instalação do cliente vá de fibra óptica ( a estrutura e a base é mais cara, só que o cliente final sai quase o mesmo preço que no radio ) se informa ai com a concessionaria da sua região e arrepia ai .... ai sim você vai ter um dinheiro bem investido e sabendo que ninguém vai chegar para te derrubar, o maximo que vao conseguir é empatar, e para empatar ninguém vai chega .... eu poderia te aconselhar a um cabeamento utp, mais tudo depende do seu dinheiro para investir, e dos seus parceiros, do seu projeto, cabeamento utp sai mais barato, e não precisa compra nada de computech e outros ai não, se for fazer isso vai pagar caro por uma bobagem, ai sim é melhor fibra, cabo utp é pra economizar, atender nao muitas pessoas, e com uma pequena adaptação no switch intelbras de 50 reais vc coloca ele na rede e fica show de bola, não é a mesma adaptação do mercado livre, a energia precisa passar separada da placa do switch por que a placa dos switch por padrao nao aguenta a solda e a placa uma passagem constante de energia .... aqui temos uma rede de 160 vdc continuo, criticando ou nao funciona e é show de bola, com adaptação e proteção contra surtos na rede, tem 500 clientes nessa modalidade, mais vamos migrar tudo pra fibra já começamos para não dar brexa pra concorrencia e de uma vez por todas sossegar nos investimentos de estrutura até inventarem algo melhor que a fibra optica que acho dificil porinquanto rsrs ...
é isso minha opnião é essa 2017 uma hora impropria para começar uma rede via radio