+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Garantia de banda

    Boa tarde a todos

    Procurei a palestra do Caio Fabeni a respeito de QoS e garantia de banda no MUM Brasil e achei interessante a estrutura que ele trabalha, porém me surgiu uma dúvida. Quem utiliza Radius, quando o cliente autentica, a simple queue que é adicionada é em cima da interface pppoe e não do IP que foi atribuido ao cliente, fiz uns testes aqui e observei que utilizando a estrutura que ele propôs, o controle de banda NÃO ACONTECE, pois na Queue de controle geral o "Target" inserido são os IPs e não a "interface" pela qual roda o PPPoE server. Alguém aí já conseguiu solucionar isso?


    Link da palestra:

  2. #2

    Padrão Re: Garantia de banda

    No profile do ppp (no routerOS) tem uma aba que diz qual a parent queue

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Garantia de banda

    Certo, até aí tudo bem, só que como o radius cria queues usando interface <pppoe-client> como alvo, e não o IP atribuíudo, o controle acaba não sendo feito.

  4. #4

    Padrão Re: Garantia de banda

    Na verdade não depende do IP. A queue é aplicada a interface PPPoE criada. E essa queue fica abaixo da glibal

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Garantia de banda

    Ah. Na queue global, coloca como target todos os ranges de IP que o Radius fornece

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Garantia de banda

    Vou fazer um teste numa localidade com menos clientes e dou um feedback depois

  7. #7

    Padrão Re: Garantia de banda

    Sem resultado. Me parece que só terei resultados se utilizar uma unica Queue pra controle pois somente a primeira é interpretada pela HTB.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	150
Tamanho: 	285,2 KB
ID:      	67296
    Última edição por pedrohafe; 11-07-2017 às 09:13. Razão: Meu post ficou incompleto.

  8. #8

    Padrão Re: Garantia de banda

    Dá uma conferida nos targets. Porque lá na Dedicados parece ter funcionado.

    O meu fica assim mas sem os vários níveis de queue. Só tenho uma geral e jogo todos para baixo dela.

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Garantia de banda

    Acredito que vou ter que fazer assim como você fez, o que achei estranho é que num vídeo do Caio Fabeni ele fez exatamente como eu fiz, nos targets tanto na queue geral, quanto nas dos clientes empresariais e residenciais ele configurava todo o prefixo de IPs, e ainda assim funcionava.

  10. #10

    Padrão Re: Garantia de banda

    Pois é, o meu coloco como target o 100.64.0.0/10 e o resto ele faz sozinho.

  11. #11

    Padrão Re: Garantia de banda

    Olá, Cada grupo desse vc está colocando uma rede? e no grupo geral tem todas as redes? pois aqui no meu funciona assim.

  12. #12

    Padrão Re: Garantia de banda

    Não, anuncio o os prefixos de ips publicos e privados que utilizo, assim como o Caio fez, porém só consegui colocar pra funcionar como o colega sugeriu.

  13. #13

    Padrão Re: Garantia de banda

    Então deu certo o controle separando por grupos?

  14. #14

    Padrão Re: Garantia de banda

    Não, somente um controle geralzão mesmo, a única forma de fazer controle por grupos é separando os clientes por endereçamento, por exemplo, no profile de clientes residenciais você colocar um prefixo e nos empresariais outro, e no controle geral você anuncia todos

  15. #15

    Padrão Re: Garantia de banda

    Uma dúvida que fiquei é quando a rede é descentralizada, digo, os PPPoE s

    E depois roteada ao invés de bridge. Alguém faz esse controle?

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Garantia de banda

    Fazer faz, mas a garantia de banda se torna mais complexa.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  17. #17

    Padrão Re: Garantia de banda

    Bem mais complexa. Estou aqui fazendo o mapa mental do negócio. Fazendo QoS nas pontas e para enlaces tbm hahahhaha

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Garantia de banda

    Sempre pensei de que adiantava ter configurado um HTB para garantia de banda se o maior fator limitante na nossa rede são os AP's. Depois de muito pensar e trabalhar sobre isso resolvi implementar da seguinte maneira e tem funcionado muitissimo bem..

    Vou explicar da maneira que fiz...

    Queue Geral (192.168.0.0/16 - Max 30 mb - limit 30mb) A banda do link

    ->Queue Painel 1 (192.168.1.0/24 - Max 25 mb - limit 15mb - Parent Geral) É o limite que encontrei onde se mantem uma boa qualidade com o ap que estou utilizando
    -->Queue Cliente 1 (192.168.1.2 - Max 5 mb - limit 3584k - Parent Painel 1)
    -->Queue Cliente 2 (192.168.1.3 - Max 5 mb - limit 3584k - Parent Painel 1)
    -->Queue Cliente 3 (192.168.1.4 - Max 5 mb - limit 3584k - Parent Painel 1)
    etc...

    ->Queue Painel 2 (192.168.2.0/24 - Max 25 mb - limit 15mb - Parent Geral)
    -->Queue Cliente 4 (192.168.2.2 - Max 5 mb - limit 3584k - Parent Painel 2)
    -->Queue Cliente 5 (192.168.2.3 - Max 5 mb - limit 3584k - Parent Painel 2)
    -->Queue Cliente 6 (192.168.2.4 - Max 5 mb - limit 3584k - Parent Painel 2)
    etc...

    Aí fica a questão.
    O valor das "parent queue" deveria ser a soma de todas as "child queue", pela teoria, mas na pratica não apliquei dessa forma pois como todos sabem, é impossível ter 100% dos usuários online e nesse caso eu só teria 5 clientes por AP.

    Se usasse os valores totais (soma das child) o HTB não entraria em operação da forma que desejo, pois o que pretendo é manter a "garantia" de banda para o cliente quando o ponto mais fraco da rede estivesse saturado, no caso os AP's, e digo "garantia" pois se partir pra teoria não temos garantia nenhuma dessa forma, ainda mais se considerar quantidade de MB que temos de link x vendido para clientes.

    Agora quanto a questão de somente as primeiras queues funcionar, apanhei um pouco com isso no principio, mas depois de ler um pouco resolvi o problema.
    Aqui não utilizamos PPPoE e nem Hotspot (sempre foi assim e sempre será e tenho meus motivos ), todos clientes ficavam na mesma faixa de ip (não entregamos ip publico), o que fiz foi dividir em varias faixas como no exemplo.

    O que acontece na simple queue é que somente uma queue é processada por vez e na sequencia do numero da queue a e a partir do momento que os pacotes "batem" os "requisitos (target)" de alguma queue de alguma forma, ele não é passado adiante, assim como se fosse um pacote no mangle (sem passthroug). Diferente do queue tree onde todas as filas são processadas simultaneamente (podem notar que não tem o numero).

    "Simple queues have a strict order - each packet must go through every queue until it reaches one queue which conditions fits packet parameters or until the end of queues list is reached. (In case of 1000 queues, packet for last queue will need to proceed through 999 queues before it will reach the destination)"

    Uma coisa que tentei fazer antes de segmentar a rede em varias faixas de ip foi marcar os pacotes e usar isso no parent queue, mas não sei o porque não funciona muito bem e por fim continuava com o problema de somente as "primeiras" queues funcionarem...

    Diz como está a faixa de ips dos clientes e como está o target das queues "parent" que fica mais fácil de ter alguma ideia...

  19. #19

    Padrão

    Ahh, os números utilizados na minha postagem (banda e ips) é só pra exemplo, adequem as suas redes

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo.png
Visualizações:	135
Tamanho: 	134,2 KB
ID:      	67314
    Última edição por Nobody; 14-07-2017 às 22:42. Razão: Adicionar imagem