+ Responder ao Tópico

Padrão Diferença de Sinal em cliente com rb912

Boa noite

Ano passado instalamos setoriais com rb912 versão 6.23 e clientes chegam a ter sinal de -55 a -59 blz até ai., estamos realizando instalações de novas setoriais com a mesma RB 912 para atender novos clientes ou migrar para esta nova mas qdo migro clientes para a nova setorial cliente chegam a ter -70 -75 e daí prabmais pior o sinal cheguei a trocar versões mas sem sucesso queria saber se tem alguma solução nisso ou se alguém chegou a ter este problema pois acho estranho mesmo equipamento mesma setorial mesma área sendo irradiada e o sinal ficar muito mais ruim será q a Mikrotik trocou algo de hardware da rb912 de um tempo pra cá? Coloquei mais de 7 setoriais e não vi diferença as antigas dao mais sinal q as novas se tiver alguma ajudar agradeço desde já

Padrão Re: Diferença de Sinal em cliente com rb912

Citação Postado originalmente por wellinfomax Ver Post
    Boa noite

Ano passado instalamos setoriais com rb912 versão 6.23 e clientes chegam a ter sinal de -55 a -59 blz até ai., estamos realizando instalações de novas setoriais com a mesma RB 912 para atender novos clientes ou migrar para esta nova mas qdo migro clientes para a nova setorial cliente chegam a ter -70 -75 e daí prabmais pior o sinal cheguei a trocar versões mas sem sucesso queria saber se tem alguma solução nisso ou se alguém chegou a ter este problema pois acho estranho mesmo equipamento mesma setorial mesma área sendo irradiada e o sinal ficar muito mais ruim será q a Mikrotik trocou algo de hardware da rb912 de um tempo pra cá? Coloquei mais de 7 setoriais e não vi diferença as antigas dao mais sinal q as novas se tiver alguma ajudar agradeço desde já
    Pode ser qualquer coisa sem ter uma análise mais profunda. Eu chutaria fresnel obstruído, downtilt errado ou lóbulo secundário... Mas sel uma análise de abertura e topografia do setor não dá pra saber.

Como podemos analisar pois são na mesma torre e o cliente está na mesma localidade e a setorial estão direcionado para mesma região sendo que troca para uma o sinal fica -59 (rádio antigo) na antiga e na nova -75 rádio novo ambos rádios rb912

Configurou certinho país e canal? Lembra que no Brasil o limite EIRP pra Anatel (E que é o que um bom firmware vai respeitar) é 27dBm EIRP entre 5470 e 5700MHz. Acima disso não tem limite nos firmwares, e abaixo é pra uso indoor, o firmware limita a 20dbm EIRP.

(O software não sabe qual sua antena, você é que tem que informar, se informar antena menor que a real a potência no rádio aumentará, aumentando a emissão EIRP, mas não adianta mudar no AP se o problema é baixa potência saindo dos clientes)

Basicamente usando o país Brasil fica:

5150-5350MHz: 20dBm EIRP
    5470-5700MHz: 27dBm EIRP
    5725-5850MHz: 36dBm EIRP ou ilimitado

Mudar país não garante nada, todo país tem algum limite, teria que sair googlando procurando legislação de cada um pra ver se vai ter limite no firmware em questão (Ou testar mesmo).

aqui tenho um enlace assim, as Vezes chega dar 10 db de diferenca no comeco nao era assim, acho que e obstrucao de arvores ou um predio que fizeram a cerca de 1km da minha torre

Ola! Não entendi! O cliente continua conectado na mesma setorial inicial onde estava o rádio inicial ou você adicionou outra antena e rádio na torre e apenas conectou o cliente na setorial nova sem você ir mexer no posicionamento da antena do cliente???

Sent from my XT1033 using UnderLinux mobile app

Bom dia Globalnetrj, então instalamos abaixo dela, com o mesmo grau e mesmo posicionamento da antiga, pois como está com muitos clientes a antiga, a ideia é migrar para a nova, mas qdo migramos da antiga para a nova, o cliente que estava com o sinal -55 chega a -70 a -75, e sinal horrivel, já troquei pais, canal, tudo o possivel, mas o que me deixa mais louco é que isso estou sentindo em todas rbs 912 novas q instalei nestes ultimos dias
    as antigas tem a mesma configuração rb912 com Setorial da UBNT 120º das novas instaladas
    mas não encontro o pulo do gato para melhorar este sinal, até ontem fui verificar o hardware entre eles em relação a antigo dos novos sao os mesmos, mas tem alguma versão mais estavel da MK em relação a wireless

Tenho 4 rb912 com Setorial da UBNT 120º na minha torre, e uma delas está com o throughput baixo, mistério tbm.

estou com umas 6 rbs 912 e 911, com a mesma situação das novas, não fica bom o sinal em clientes, em relação as antigas Rbs911, que estão trabalhando no mesmo local as e nas mesmas direções

Hoje GRACAS A DEUS encontrei a solução, troquei o pigtail pedi ao tecnico a inversão do pigtail e resolvido...AMÉM

Qual a potência em DB da setorial antiga e da nova?