Postado originalmente por
sphreak
Esses paineis que as operadoras utilizam tem uma montagem interna com antenas de 4 frequencias (850, 900, 1800, 2100 mhz) tanto que se tiver oportunidade de olhar um painel de perto verá que são 4 conectores (1 para cada radio da ERB).
Não existe isso de fazer rx em 2100 e tx em 850! O TX e RX são feitos em canais diferentes dentro da mesma faixa, por exemplo o CDMA 3G da Tim em 850Mhz próximo a minha casa opera o downlink (TX da ERB sentido torre>terminal) no canal 4358 - 871.6Mhz e o uplink (RX da ERB sentido terminal>torre) no canal 4133 - 826.6Mhz. Como pode-se observar o TX e RX ocorrem em frequências diferentes mas nunca em faixas de operação diferentes. Isso é uma regra e padronização internacional.
Quais as faixas de operação existentes no Brasil hoje?
2G tecnologia GSM. Faixas: 850Mhz (somente a Vivo), 900mhz e 1800Mhz
3G tecnologia CDMA. Faixas: 850Mhz e 2100Mhz
4G tecnologia LTE. Faixas: 700Mhz (somente Brasília por enquanto)
2600Mhz (resto do país) >>>> Essa faixa é dependente da existência de sinal 3G em 2100Mhz, pois ao realizar ou receber chamadas a operadora rebaixa para 3G. LTE portador de voz somente em 700Mhz por enquanto.
Por experiência própria, antenas que atendem uma faixa tão larga entre 700~2600Mhz não tem um desempenho bom.
Se concentre em determinar a necessidade do seu cliente (dados/voz), determinar a faixa exata de frequência que irá trabalhar no local em que instalará cada sistema.
O melhor fabricante disparado de antenas, para clientes de telefonia, é a Aquário.
www.aquario.com.br
Tem toda a linha de antenas para telefonia que qualquer instalador de terminais cliente possa querer.
Eu trabalho há mais de 10 anos com instalação de telefonia rural e só comecei a ter sucesso e me diferenciar dos demais quando me especializei em determinar a frequência exata a ser operada.
Enquanto eu utilizava antenas quadriband, faixa larga, parábola mutifrequência... Eu só me ferrava e era só dor de cabeça com cliente.