Eu ativo em todas as interfaces ativas e não ativas, assim te poupa o trabalho de ativar em novas interfaces a cada uma nova utilizada.
Não ocorre nenhuma queda de interface ou de link.
Eu ativo em todas as interfaces ativas e não ativas, assim te poupa o trabalho de ativar em novas interfaces a cada uma nova utilizada.
Não ocorre nenhuma queda de interface ou de link.
Qual a melhora notada em seu router com o RPS habilitando?
O RPS (Receive Packet Steering )é usado para reduzir o uso de um único núcleo.
O NAPI pode se tornar um gargalo sob alta carga de pacotes, devido à serialização por fila de dispositivo. O RPS distribui a carga do processamento de pacotes recebidos em vários núcleos.
é o que diz o manual do Mikrotik
Meu grande problema era as desconexões, meu router sempre travava com um número muito alto por conta de um CPU ficar topado.
Com o RPS senti melhora no balanceamento entre os núcleos do processador físico, e consequentemente não senti mais travamentos ou lentidão numa desconexão em massa (quando alguns dos bairros perdem energia por exemplo).
Realizei a ativação do RPS nas interfaces, vou monitorar e posto o resultado.
@avatar52 , você tinha esse problema de "travava com um número muito alto por conta de um CPU ficar topado" com qual Hardware?
Última edição por godoy; 08-09-2017 às 09:31.
Média de 700 clientes em uma CCR1036 com 16GB de RAM.
Curioso ... as CCR1036 nunca tivemos esse problema.
Nota: o problema acabou de ocorrer novamente na CCR1072 mesmo com RPS ativado.
Devido necessidade momentânea a CCR1072 está com uma interface 10Gb para atendimento dos clientes porém no UpLink está com duas interfaces de 1Gb. Acreditam que o problema possa ter alguma relação com as interfaces utilizadas?
Boa tarde.
A alguns dias atrás fiz mais uma alteração estrutural na parte das interfaces onde consegui inserir o UpLink em uma interface de 10Gb também, dessa maneira, a CCR1072 ficou apenas com duas interfaces de 10Gb sendo uma para UpLink e outra para autenticação dos clientes.
Até o momento não percebemos mais o estouro de processamento ... continuarei monitorando por mais alguns dias.
Curiosidade: Alguém tem usado a CCR1072 como roteador de Borda (BGP)?
@godoy, eu ainda não usei CCR 1072 para BGP, mas em um dos meus cenários irei substituir uma CCR 1036 com 6 sessões BGP por uma 1072.
Assim que implantar venho prestar depoimento hehehe.
Preço de uma CCR 1036, eu comprei um i3 4160 + 6TB + 8GB RAM para servidor de cache, + a placa mae AMD nova + CPU AMD Fx4300+ 4 núcleos 8threads + 4gb RAM +500gb hdd para gerenciador de clientes software integração radius etc + DELL PowerEdge 1850 usado com 2 CPU SL8MA 2.8ghz total de 4 Núcleos 8Threads + 16GB RAM + HD SCSI 15000RPM 146GB + placa RB44ge 4portas rodando como concentrador PPPoe rodando tranquilo.... É tudo uma questão de conhecimento e orçamento. Sempre rodeia servidor x86 com mikrotik com performances melhores que as CCR10xx
Amigo @PortaNET , você tema algum router mikrotik com interfaces 10Gb e com conexões PPPoe simultâneas acima de 1.700?
Caso sim, qual configuração de x86 que utiliza?
No tocante ao processamento da CCR1072 acredito ter encontrado uma solução onde após instalar a versão 6.35.4 (versão não BugFix) o problema não aconteceu mais. Ainda está em processo de avaliação rodando a 04 dias sem apresentar nenhuma falha. Aguardarei mais alguns dias e confirmo novamente seu funcionamento
Eu tenho uma aqui para bgp quase 3 gb e processador entre 10 e 15. Versão 6,36. Agora o problema que encontrei foi a queue, se for uma queue de banda grande o processamento estoura.
Amigos ... referente ao problema da Caixa CCR1072 para quando ocorria uma desautenticação em massa do PPPoE (proposital ou acidental) onde topava o processamento e chegava ficar alguns minutos indisponível foi resolvido usando a versão 6.35.4 (versão não BugFix) ...
as demais versões utilizadas (6.38.5 e 6.38.7 BugFix) apresentaram problema para concentrador PPPoE.
Caso ninguém manifeste mais nenhuma dúvida ou sugestão estarei fechando o tópico.
Obrigado a todos pela colaboração.