Olá a todos do Under Linux.
Estou tenho um problema em minha rede local.
Possuo um link de 70/30 em minha casa recebidos via PTP UBNT
Divido essa internet com parentes no mesmo endereço no qual seriam 5 casas e com mais 3 vizinhos via outro PTP.
Minha topologia está assim
MODEM OPERADORA -> PTP UBNT -> CPU rodando BRAZILFW -> SWITCH distribuindo p/ 5 casas -> 2º PTP enviando p/ outros 3 vizinhos
Até ai tudo bem, vinha tudo funcionando a uns 2 anos, utilizo o BFW somente para QOS e o mesmo funcionava perfeitamente até que esta semana comecei a receber algumas reclamações de lentidao e fui ver o trafego na rede e realmente estava com ping alto em direção ao gateway local, ou seja o BFW, troquei switch, cabos, revi configurações até que cheguei a conclusao que o problema está no BFW, substitui placas de rede do servidor e o problema continua, formatei e reinstalei tudo novamente e mesma coisa.
Pra ter certeza que era o BFW, coloquei um roteador padrão na rede no local do bfw e pimba, apesar de nao conseguir utilizar qos nele pelo menos a lentidao da rede acabou, ping de <1ms em direção ao gateway, problema parcialmente resolvido se não fosse o detalhe de necessitar do qos.
Comprei uma RB750r2 pra colocar no lugar da cpu com BFW, unicamente para gerenciar DHCP e QOS já que não utilizo PPPoE pois em algumas casas nao tem router, a rede está em bridge com um pool de dhcp
Tentei colocar o limite de banda na Simple Queue da seguinte forma
Supondo que minha maquina está com IP 192.168.3.210
Então coloquei assim (Lembrado que a RB não está em produção ainda, está na rede mais em testes apenas)
Não funcionou desta forma, como só tem meu pc ligado na RB nao sei como o MK se comporta, porque no BFW pode haver um único pc na rede, o rate max nunca será ultrapassado mesmo que tenha banda restante.
Tentei então marcar pacotes no mangle seguindo este tutorial do youtube
Também não deu certo...
Agora não sei oq fazer, comprei a RB com o único intuito de fazer o QOS e aproveitar e tirar o trambolho da CPU, ate mesmo para economizar energia tbm, mas estou perdido, nunca lidei com MK e sinceramente nao achei que fosse ser tão complicado.
Não quero QOS complexo, apenas limite de banda, se por exemplo o vizinho 1 quiser consumir toda a banda dele no emule, azar dele to nem aí, desde que não prejudique os demais.
Me ajudem, to quase devolvendo a RB pra loja kkkkk
Adicionalmente, qndo faço o teste de banda em algum site, por exemplo algar, embora o site me mostre por exemplo 52.. 55Mbps, na tela da RB em queue o meu ip aparece como está trafegando coisa insignificante, tipo 100 kbps..