Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    Citação Postado originalmente por DrAxRj Ver Post
    Não coloquei original não... modifiquei com meu gosto... modifiquei o minimo pra não estressar a bateria e o máximo pra não derrubar minhas RB´s...
    Hoje fica assim pra mim
    Anexo 68714

    são 111dias nessa peleja... 29,9 --- 29,8 e
    Agora são quase meio dia, em outros tempos teria perdido o aceso.
    Mas pode ver que msm vc modificando ele não bloqueou a tensão de saida.. ou vc colocou 30V?

    Antes dos meus MK travarem, eles estavam mostrando 31V..

  2. #22

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    seu controlador de carga, não tem saída 24v? qual equipamento esta alimetando seus equipamentos?

  3. #23

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    seu controlador de carga, não tem saída 24v? qual equipamento esta alimetando seus equipamentos?
    Eu coloquei 29,9v como saída, antes chegava a 33v.
    Ele controla a saída sim... de 24,.a.. 33v...
    Possível que esse que peguei regule realmente seja não tão bom assim...
    Subi pra 29,9 pra quando houver queda de tensão não afetar tanto...
    Uso RBs, MIMOSAs rádios UBNT, todos aguentam a voltagem de 30v.

  4. #24

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    Citação Postado originalmente por DrAxRj Ver Post
    Eu coloquei 29,9v como saída, antes chegava a 33v.
    Ele controla a saída sim... de 24,.a.. 33v...
    Possível que esse que peguei regule realmente seja não tão bom assim...
    Subi pra 29,9 pra quando houver queda de tensão não afetar tanto...
    Uso RBs, MIMOSAs rádios UBNT, todos aguentam a voltagem de 30v.
    Se vc puder me mandar uma foto um dia do seu controlador, te agradeço...

    Mas o meu está controlado para saida 27,2V e msm assim passou dos 30v

  5. #25

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    Citação Postado originalmente por Murilopeixotoalmeida Ver Post
    Se vc puder me mandar uma foto um dia do seu controlador, te agradeço...

    Mas o meu está controlado para saida 27,2V e msm assim passou dos 30v
    Tranquilo. Logo estarei novamente por lá e te envio.

  6. #26

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    Citação Postado originalmente por DrAxRj Ver Post
    Eu coloquei 29,9v como saída, antes chegava a 33v.
    Ele controla a saída sim... de 24,.a.. 33v...
    Possível que esse que peguei regule realmente seja não tão bom assim...
    Subi pra 29,9 pra quando houver queda de tensão não afetar tanto...
    Uso RBs, MIMOSAs rádios UBNT, todos aguentam a voltagem de 30v.
    Aqui uso PWM com saída em 24v, nunca tive problemas

  7. #27

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Esse conversor DC DC é um regulador de tensão?
    Por "regulador de tensão" chamamos os circuitos velhos dos ano 70 (LM317, 7812, 7805), que tem rendimento pra lá de tosco. Um conversor dc-dc usa métodos mais modernos (PWM de largura ajustavel, de largura e amplitude ajustável, pulso de qualquer formato de amplitude ajustável) por isso tem rendimento MUITO melhor. Digamos 96% de rendimento diminuindo a tensão, e 90% aumentando a tensão (Os conversores que reduzem a tensão são os step-down, os que aumentam são os step-up). Regualdor de tensão dos anos 70 tipo 7812 reduzindo de 30 pra 12V vai ter rendimento de menos de 50%, o resto vira calor. Parece pouca coisa 50% de 7 watts, mas se pegar 3 ou 4 aparelhos com esses reguladores toscos, no ano eles gastarão na conta de luz o preço de um controlador solar decente (Conta de luz tá batendo R$ 1 por kWh nas época com bandeira vermelha pra conta comercial!).

    Citação Postado originalmente por Murilopeixotoalmeida Ver Post
    Muito Obrigado Amigo, vou usar suas informações com certeza,

    Mas o meu problema foi confiar em um controlador falso então, acho que na verdade esses controladores servem somente para mostrar informações e no "máximo" tem alguns diodos na entrada.
    Na verdade mesmo os falsos tem alguma qualidade, porque se o pessoal coloca fonte 24V na entrada, e eles tem 32V na saída, eles fazem muita coisa.

    O problema é que eles são um conversor dc-dc step-up meio simples por dentro, aumenta a tensão pra captar mesmo quando os painéis estão com pouco sol, na verdade eles fazem o trabalho muito bem quando estão no uso planejado, com painel solar. O problema é falta circuito inteligente que dá uma sobretensão pra desequalização só por meia hora no fim da carga (Eles estão fazendo isso o dia todo pelo visto).

    Os da EPSolar e da Sun em lojas tipo Minhacasasolar.com.br e neosolar.com.br devem estar uns R$ 350 nos modelos de 20A com painel, nem olhei agora mas todos os que lembro de ver que tem painel tem ajuste pro tipo de bateria, seria só ajustar pra bateria comum ventilada e eles ficarão a pouco mais de 27V, acho que 27,7V, a saída será praticamente isso (Mesmo controlador caro só pega a tensão das baterias, passa por um mosfet (Usado como rele, na prática) e já tá na saída, queda de 0,3V no mosfet provavelmente), ou seja, terá saída de uns 27,4V, que depois de uns metros de fiação comum (Azar de quem exagera em bitola!) vai estar abaixo de 27V, tensão que até os UBNT mais comuns aguentam (Pessoal fala que UBNT aguenta 30V mas isso não vale pra qualquer Bullet5, ou NS Loco, ou Airgrid, esses domésticos travam fácil depois dos 27 ou 27,5V). Eles tem uns minutos de sobretensão por dia, mas que eu tenha visto não passam dos 30V nesse período, ou seja, ainda não travam nenhum equipamento.

    Controlador PWM barato não tem sobretensão pra desequalização, mas... tem PWM ruidosa pra caramba, precisa colocar um filtro LC na saída, porque muito equipamento de rede não tem filtragem boa na entrada da alimentação. Digamos que se você tivesse economizado ainda mais e colocado controlador de R$ 60, não teria esse problema (E ruído nem sempre atrapalha nos equiptos atuais).

  8. #28
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    wala, pelo que entendi você usa fonte AC/DC mais painel solar; se for isso essa fonte deve estar com problema e mande reparar o quanto antes por que a bateria pode explodir. Na torre da Oi, explodiram 4 baterias, de 48 foi para 60 volts, quando o máximo recomendável é 57,6 volts ( + 20%). Celular é 4,32 volts mas são ajustados para 4,2 volts; Asus, Motorola com se carregador turbo o próprio dispositivo detecta se é original ou não, não sendo original fica no melhor das hipóteses no intermediário ou em carga lenta mas costuma nem carregar, mantém a carga( 15%), assim que recebi o G 5 fiz ensaio.
    Mais de duas décadas atrás fiz ensaios com baterias conectados na fonte, painel solar, alternadores de carros e com multímetro Fluke e outras marcas, daí a minha conclusão de 20%; nos veículos são ajustados para 13,7 volts e quando totalmente carregada libera um pulso de 14,3 volts a 85 km/h. Costumava usar faróis acesos por conta disso, acabando por descobrir o quanto era mais seguro trafegar durante o dia.
    Meus professores de eletrônica falavam que a coisa mais simples e besta de montar são fontes. Contudo é o projeto primordial para qualquer dispositivo, afinal tudo quase tudo que é de energia perdida transformada em calor está na fonte( 20% a 30%); se fosse uma energia de combustão interna seria em torno de 60% pelo menos.

  9. #29

    Padrão

    Não eu so uso a fonte no lugar do painel para tipo virar uma fonte nobreak, mais ja descobri o problema era o voltimetro que tava loco coloquei outro e ele ta medindo certo. Para quem quiser ver esses controladores simples por dentro vai umas fotos.
    Esse azul e o melhorzinho ele deixa escolher o tipo de bateria programa a tensão e a saida e o corte
    e não da retorno na fonte quando só ta na bateria

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-06-28 at 19.41.26.jpeg
Visualizações:	200
Tamanho: 	98,9 KB
ID:      	68718 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-06-28 at 19.41.30.jpeg
Visualizações:	192
Tamanho: 	107,2 KB
ID:      	68719

    Esse aqui tem todas as funçoes do azul e luz para ver no escuro mais ele da retorno na fonte quando ta só na bateria fazendo com que a fonte continue ligada
    tem que colocar diodo para não retornar

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-06-28 at 19.41.27 (1).jpeg
Visualizações:	197
Tamanho: 	101,4 KB
ID:      	68720 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-06-28 at 19.41.28.jpeg
Visualizações:	186
Tamanho: 	87,3 KB
ID:      	68721



    Esse e mais simples que o azul e tudo automatico e só tem a função de programar a hora de desligar

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-06-28 at 19.41.28 (1).jpeg
Visualizações:	143
Tamanho: 	74,7 KB
ID:      	68722 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-06-28 at 19.41.29.jpeg
Visualizações:	177
Tamanho: 	102,1 KB
ID:      	68723

  10. #30

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    @wala, acho que todos esses são PWM variável, variando o pulso pra subir ou descer a tensão (O mesmo circuito serve de step-up e step-down), porque os MPPT "de verdade" (Sun, EP, Xantrex) tem muito mais componentes, dá pra ver bem as bobinas enormes, tem capacitor grande, é circuito bem mais complexo e dá pra separar nitidamente as partes.

    (Não tenho fotos porque nunca nenhum pifou, tudo que usei tá lá no lugar funcionando sem problemas a anos, zero necessidade de mexer neles)

    MPPT mais caro da EPsolar (R$ 500)e tem mais componentes dentro que meu notebook da STI, tem amp. op. pra tudo que é detalhe, tem mil filtragens, tem CI's dedicados (Eu pelo menos não achei datasheets de uns), é coisa nitidamente muito mais complexa, aí sim acredito que são MPPT de verdade com rendimento de 95-96% praticamente de 15 a 35V nos painéis.

  11. #31

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    A volt ta comercializando uma linha de controladores para painel solar achei interessante pois alguns tem gerencia http://www.volt.ind.br/ctrlmpptsolarev.php

    http://www.volt.ind.br/ctrlredundantesolar.php

    http://www.volt.ind.br/ctrlsolarpwm.php

    https://produto.mercadolivre.com.br/...-evolution-_JM
    esse mppt parece ser um bom preço pelo valor e ainda tem porta de gerencia achei interessante
    Deem sua opniao pessoal se esses produtos da volt são bons.

  12. #32

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    Coisa rara eu gostar de equipamento da Volt, mas esse aí tá bem caprichado, gostei. Finalmente temos um controlador simples com ethernet pra pelo menos monitorar remotamente tudo.

    Deve ter um chipset meio antigo já que só roda a 10Mbps, não é problema pra 99,9% dos equipamentos que todo mundo usa mas deve ter alguém com equipto fixo em 100Mbps que vai ter que colocar um switch barato no caminho.

    Gostei do dissipador de calor grande por baixo, e de ter a caixa toda vazada pra ventilação decente.

    Mesmo que isso seja só um PWM variável (Não fazendo step-up), já tó ótimo pro preço.

  13. #33

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    O controlador de carga, quando razoável, é automático. Isso significa que seus painéis fornecem 24V, mas a bateria pode ser de 12V .
    Isso faz a tensão na saída ser igual a da tensão da bateria.
    Pronto, problema resolvido.

    Se seu controlador não faz isso, coloca um conversor dcdc na saída que limite a tensão em 22V. Resolve em 100%.

  14. #34

    Padrão Re: Problemas Energia Solar

    Poucos controladores 12V suportam tensão de entrada maior que uns 22 ou 23V. Esse papo de usar painel 24V com controlador 12V não é bem assim, tem que escolher controlador a dedo, a tensão com baixo consumo no painel 24V passa dos 32V, pouquíssimos controladores 12V suportam isso.

    Pega um barato, bem comum, tipo esse: https://www.solaronline.com.au/victr...regulator.html Em 12V a tensão máxima de entrada (Max input voltage) é 28V. E painel passa FÁCIL de 28V até com consumo equivalente a uns 40% da capacidade.

    Usar pra passar de 24 pra 12V é uma coisa (Ainda assim controladro pwm barato geralmente queima com mais de 22 ou 23V), plugar painel 24V (Que passa de 32V com muito sol e baixo consumo) em controlador solar 12V é completamente diferente, tem que escolher controlador a dedo, os mais acessíveis no Brasil não suportam isso.