Postado originalmente por
Nilton Nakao
Ontem comentei com meu colega, instalador em telefonia. Não vamos entrar em detalhes financeiros, por que cada caso é uma peculariedade. Faz um certo investimento de fios, postes, painéis solares etc; De repente uma operadora monta uma torre ou algumas ao longo das rodovias, esse cliente nos olham com uma cara de tacho falando de foi roubado. Essa instalação de torres acredito que está previsto na legislação em vigor, logo pelo menos duas operadoras cobrirão 51% ao longo de um determinado trecho.
Pela legislação vigente acredito até que no âmbito internacional, telefonia celular é serviço móvel sendo vetado para o uso como telefonia fixa mas é amplamente "aceita" na prática; Existe planos específicos para telefonia fixa, e somente na forma pós-pago sendo necessário a identificação do assinante e propriedade urbana ou rural. Para uso urbano era em torno de R$ 35,00 e o mesmo critério da telefonia fixa comutada e esta custa o dobro mais ou menos.
Operadora como a Claro, acho que identifica se está como fixa ou não, por que fica inabilitado. Troca de aparelho volta a funcionar, depois acontece de novo mas se estiver no celular de mão funciona normalmente, porém precisa ficar na varanda ou do lado de fora da casa. Quem relatou são meus clientes, e quando chegou a hora de fazer plano e identificação da propriedade eles desistem.
Não lembro o valor, mas é um pouco "salgado" para famílias de agricultura familiar e mesmo que não seja se tem opções mais barata e o "patrão" não mora na roça, sabemos no que vai dar.
Com a Vivo usando essas interfaces a internet é mais lenta do que pelo celular, tenho notícias que o mesmo está acontecendo com a Tim; e Oi tem perdido muitos assinantes( chip) então não sei afirmar a situação. Isso os usuários descobrem, quando vai usar o you tube, e nisso descobriram a solução mágica; " celular véinho, com android 2.3 ou até mesmo 4.0 com repetidor acionado" já estava encostado no fundo da gaveta mesmo, até o meio ambiente agradece.
Antena? eu recomendo log periódica ( 700 MHz a 2.6 GHz) mesmo sendo menos eficiente, acredito que dor-de-cabeça será bem menor no futuro... Cliente não quer saber se a operadora trocou de banda, ou outra operadora está em outra banda mas gastar para trocar de antena não vai aceitar; se aceitar jamais será de bom grado.
Podemos nos preparar para antenas de 3,5 GHz até 5 GHz ou mais, por serem log-perídicas vai exigir um tamanho gigante para ter um bom ganho. Vai parecer uma instalação militar ou pesquisa kkkkkk remota.
Instalação de rádios monocanais, autorizadas pelo ministério das comunicações, seguem critérios relativamente rígidos para padrões atuais mas muito rígidos para aqueles que não tem conhecimento nenhum. Altura da torre, antena, para-raio, aterramento, abrigo, ventilação, banco de bateria necessita de projeto. Prevê que se cair um raio nessa torre, o risco de algum acidente com pessoas ou animais é necessário que seja próximo de "zero"; prevê inclusive se a pessoa estiver usando um marca-passo, aparelho auditivo etc sofra o mínimo de interferência possível.
Em 20 anos só fiz duas instalações e 4 instalações foram reformuladas por que levo em conta até mesmo as próteses metálicas que pessoas possam ter e até mesmo um cavalo, um boi de tração pode ficar inquieto ou se assustar( formigamento por conta do metal na boca ou nariz) e nisso a instalação sai um pouco e até muito mais caro. Um prestador se ofereceu a fazer o serviço com material por 2000 e comigo custou 14000, numa rede de 500 metros que já previa ser 750 metros. Um vaqueiro pode ficar em pé em cima do cavalo que a chance dele cair por conta do fio ou cabo é mínimo pois possui 5 metros em relação ao solo a parte mais baixa a castanha de telefonia. Ao ver o serviço pronto, o cliente me elogiou por ter levado esse detalhe em conta e acidente de trabalho raramente verei por isso.