Postado originalmente por
andrecarlim
Então, comparado ao que era a uns 3 anos atrás ou mais, sim está mais 'difícil' conseguir convence-los da necessidade. Mas não é impossível, particularmente, eu ajudo (presto consultoria), pelo menos uma vez por mês, e sempre consigo, já até me conhecem, de tanto que chegam emails com minha assinatura, hehe.
Os detalhes são sempre os mesmos, um /22 IPv4 e um /32 IPv6 para ISPs. Sempre pedem qual o 'roadmap' e tempo necessário para implantar o uso do IPv6. Algumas empresas que já atendo com meus conhecimentos de bgp tem blocos /24 e até /23 delegados pelo registro, eu os ajudei a conseguir, explicando e expondo e necessidade do cliente, e vejam não eram ISPs, até empresa de transporte que atendo tem ASN, BGP e blocos próprios, todavia, tem contrato comigo e tudo funciona perfeitamente, os caras tem um MPLS da Oi com Adsl nas filiais que comunica direto com a rede na matriz e recebe IP no PPPoE que está na rede da matriz, muito bom, apenas um modem Adsl em cada filial e boa!
O que mais vejo o registro 'embarreirar' os clientes antes de me contratarem é a falta de conhecimento ao fazer o pedido. Até acho que eles agem de forma pacífica demais. E com toda a razão, ele devem pesar, puts, o cara quer se tornar um ASN, mas não sabe escrever, não entende as necessidades técnicas, não sabe se expressar de modo convincente, e etc... Como terá condições de manter sozinho?...
Particularmente não atendo clientes somente em território nacional, mas também em outros países/continentes. E vejo que todos os RIRs agem do mesmo modo nos dias de hoje, é o mínimo, saber e entender, se está disposto a ser ASN e ter seu bgp e seus blocos. Por isso fiz o outro comentário antes, BGP e ASN não são brincadeira como se faz no Brasil, do modo "a rumo", precisa de acompanhando diário de quem entende do assunto, não necessariamente um consultor, pode ser alguém de dentro, mas que entenda.