Postado originalmente por
lcquerido
Calma pessoal! O que está acontecendo? Vejam bem, não existe este negócio de curtocircuitar dois equipamentos distintos pois possuem fontes de alimentação distintas ou seja. Se eu tiver um equipamento onde sua alimentação possui +12V, 0V e outro -30V e 0V e outro +15V, 0V, -5V e a carcaça de cada um for o terra, pode tranquilamente ligar todos os terras em comum. Vejam bem, terra de sinal, terra elétrico, 0V são coisas distintas do ponto de vista elétrico. O terra de sinal de um equipamento pode (mas não deve) estar no mesmo referencial do terra elétrico, e ainda assim, não ter qualquer relação com o do outro equipamento se ligados em comum. A partir daí ou seja, do momento que se ligam os pontos em comum, daí todos estarão interligados no mesmo ponto referencial e aí sim, uma ligação entre uma das alimentações de um e outro pode causar curto-circuito. Agora, se quiser isolar o equipamento em questão e ele é alimentado por DC, um isolador óptico dá conta. Inversor DC-DC pode causar o mesmo problema que o próprio equipamento ou seja, ele pode ter uma das alimentações ligadas ao terra elétrico vulgo massa. Mas para eu entender melhor tudo o que está acontecendo eu precisaria saber quais equipamentos (nome, tipo, modelo) estão sendo montados no rack. Não entendi por exemplo de onde vem esta alimentação de -48v deste equipamento. Ele é alimentado por bateria? Tem transformador interno? É fonte chaveada?