Pessoal eu estou utilizando a MTU 1480 no MK e nas Estações dos clientes tá top.
Mas o que fazer quando for para autenticar no roteadores dos clientes já que nao tem como alterar a MTU?
Pessoal eu estou utilizando a MTU 1480 no MK e nas Estações dos clientes tá top.
Mas o que fazer quando for para autenticar no roteadores dos clientes já que nao tem como alterar a MTU?
Pesquise um pouco sobre o MTU ...
Imagine uma fonte de agua e vc precisar levar essa agua com canos para outro recipiente, vc começa com cano de uma polegada e depois coloca um de 1/4 ... o que acontece, o cano de 1/4 não vai conseguir acompanhar a chegada da agua do cano de 1 polegada e vai chegar mais agua do que sair, gerando congestionamento ...
Esse cano é o MTU e a medida dele, á água são os pacotes trafegando pela sua rede, a fonte é a internet e o recipiente seu cliente .... se começar com MTU de 1500 e sem necessidade vc colocar uma emenda de 1480 o pacote vai começar a ser desfragmentado gerando também um congestionamento ... ou de toda forma se começar com mtu de 1480 e depois colocar 1500 os pacotes vão passar com tamanho de 1480 pq o que vale é o que ta mais perto da fonte e menor correto.
Então cada cenário deve ser analisado, se não me engano a maioria dos roteador vem em 1480 ...
mais é isso ai amigo, valeu
Última edição por ArthurTELECOM; 01-06-2019 às 13:17.
Não tem que mexer em MTU de cliente, toda interface de tudo já é padrão 1500 ou maior
Se você colocou 1480 nos tuneis pppoe no servidor, vai passar normal, pois os tuneis pppoe estabelecidos entre seu servidor pppoe e os clientes serão mais estreitos que o padrão mtu 1500 das interfaces de qualquer equipamento que está no meio do caminho entre o servidor e o cliente, até os equipamentos mais básicos dos clientes são 1500.
Uso 1492 a anos nunca tive que pensar em MTU, nem com radio nem com fibra.
Fora que tem a opção change TCP MSS que ajusta o MTU dos tuneis automaticamente caso necessário.
A não ser que você tenha bytes a mais inseridos nos quadros por vlan, mpls, vpls, que façam o quadro passar do limite de MTU 1500, pode ser que precise que os equipamentos intermediários desse seguimento de rede tenham interfaces com MTU maior, mas é comum que alguém que sabe implementar vlan, mpls e vpls tudo junto normalmente já saiba disso.
Eu já usei 1492 e minha rede é toda Mikrotik, cliente até o provedor e sendo assim, suportam numa boa até mais que 1492, mas ao alterar o servidor PPPOE pra 1492 o os dois lados precisam estar setados em 1492, tanto no "discador" do cliente como no servidor e por alguma razão o servidor PPPOE só comanda o MTU, o MRU fica em 1480 que é o default das antenas clientes ou roteadores, caso vc autentique o pppoe neles, então por praticidade deixei tudo em 1480, não preciso ficar configurando isso em toda antena que colocar em campo ou roteador, deixo default mesmo. Bem que a Mikrotik poderia fazer com que o servidor PPPOE comandasse o cliente PPPOE da própria marca fixasse o mesmo MTU do servidor do lado do cliente...
Ta falando sério? Não sabia disso... Vou testar depois. Maravilha! Pq aqui quando quis botar todo mundo em 1492, saí entrando de CPE em CPE mudando o MTU no PPPOE de cada cliente. Putz...
O servidor PPPoE e o Cliente PPPoE vão negociar no menor MTU configurado neles, normalmente os roteadores vem com MTU 1500 e 1492 ao mudar para o modo PPPoE na WAN, então você vai controlar o MTU somente no servidor PPPoE, alguns roteadores residenciais permitem alterar o MTU, mas o recomendado é sempre deixar no 1492 ou 1500, e controlar isso no Servidor, lembrando que no caminho até o roteador os equipamentos (SWITCH, PTP E ETC) devem suportar a transmissão do MTU, normalmente eles vem com o MTU de 1600, mas devemos sempre conferir se o MTU está trafegando sem fragmentação, seguindo esses passos:
No Winbox vá na aba tools e abra a ferramenta PING, coloque para pingar no IP de um cliente, vá na aba advanced altere o Packet Size para 1492 ou para o MTU atual que está configurado no PPPoE, marque abaixo a caixa Dont Fragment e clique em start para pingar novamente, se em Status aparecer a mensagem fragmentation, significa se você está com problema de MTU.
Mas é o seguinte, se eu configurar o PPPOE Server pra 1492, todas CPE's Mikrotik vem por padrão em 1480. Queria saber se tem um jeito da CPE obedecer o servidor. O único jeito que achei foi ao criar o discador pppoe na CPE, no caso SXT's, tem que setar manualmente o valor de 1492 também, o que torna mais trabalhoso e numa rede que já tem centenas de antenas configurada em 1480, fica osso mudar tudo.
Realmente tem esse problema no caso das SXT, mas se tiver funcionando sem problemas, não há motivo para alterar nas CPE, tem 3 opções, deixar como está, mudar uma por um ou executar um script em massa.
Problemas nunca se sabe se vai dar, de repente aparece alguém reclamando que algo não ta abrindo ou dando problemas e vc sempre vai ficar na duvida, acho que o correto é MRU e MTU ficarem iguais... Agora montar um script desse tipo pra alterar em massa, nao sei fazer.