Olá amigos, estou querendo iniciar um pequeno provedor de internet no meu bairro, vou ter disponível uma internet de 10 mb para compartilhar gostaria de fazer um hostpot usando o mikrotik RouterOs tanto para usar como hotspot quanto para criar logins pppoe para clientes que utilizarem roteadores... porém, estou com uma grande dúvida, pois não sei quais produtos comprar, ja me indicaram o groove 2.4 da mikrotik com a antena de 6dbi, porém alguns vendedores me disseram que ele tem um curto alcance, eu estou querendo uma omni que chegue a um alcance real de pelo menos 1km, vejo alguns anúncios de antenas omni de alcances extraordinários, porém não tenho conhecimento para ter certeza da veracidade das informações, então venho pedir a ajuda dos amigos mais experientes para me darem uma solução para montar um provedor de internet em frequencia 2.4 apenas para o meu bairro, pretendo colocar uma omini de 2.4Ghz ha uma altura de 12 metros do chão, como aqui é interior existem algumas árvores as maiores são mangueiras, porém não existem prédios, não existem nenhum outro provedor trabalhando com redes 2.4ghz, apenas 5 Ghz. e como disse quero para ao menos 1 km de distância.
Dúvidas que tenho.
Uso uma rb da mikrotik ou o groove ou outra ?
Qual a melhor antena omni para usar?
não sei qual o mehor aparelho portanto estou atento a toda as informações que possam me ajudar...