Eu aqui ainda não tenho fibra, estamos com projeto na copel para aprovação, estou negociando as fibras suportes e ativos.
Bom
Alguns amigos meus ja tem fibras em suas cidades, e pude ver de perto cada rede e tirar a opnião de cada um.
Todos estão satisfeitos com seus sistemas mas buscam sempre melhorar.
Um amigo tem uma rede toda usando Fiberhome GPON, as onus ele pega direto PY.
Outros 2 amigos tem suas redes 100% Padtec, equipamentos muito bons, um diferencial é uma ONU mini, muito pequena, pode-se compara a uma fonte da UBNT de 24v 1A, vc pode colocar ela colada com dupla face em cima da roseta, e tem tb as completas com 2 portas voip e wifi 300Mbps.
Outros 2 amigos meus tem suas redes menores usando Overtech, vendido pela ISPSHOP, bons equipamentos, GePon, tem alguns travamentos raros mas tem de ONU, notaram que em casas mais quentes.
Outro amigo tem uma rede bem grande e extruturada ele usa FiberHome, Padtec e Hawuei, fiber e padtec todos que conhecem sabem que são bons e confiaveis, mas Hawuei diz que é bixo, esse é bem caro, mas a qualidade é de outro mundo.
Eu fiquei realmente na duvida do usar, e por isso vou acabar indo com a empresa que melhor parcelamento fizer, recebi proposta da Padtec de comprar a OLT com 8 PON, a vista e comprar as ONU em 9 vezes.
E um detalhe que achei interessante da Padtec quando eu for aumentar a rede que ocupar as 8 pon ele me manda um chassi com 12 PON e e pega de volta essa olt de 8 PON.
Isso eu achei incrivel uma empresa que vende tem um suporte de 1ª e ainda te ajuda a iniciar o negocio e depois no momento de expandir ele te ajuda pegando de volta o equipamento que ele te vendeu por um preço realmente justo.