Olá galera do fórum!
Sou técnico em redes formado Instituto Federal de Sergipe com certificação Cisco, mas trabalho atualmente com suporte em informática mais com atendimentos externos a empresas e alguns clientes pessoais.
Sempre gostei dessa área de rede para computadores, por isso estou querendo abrir um pequeno provedor. Como estou no começo, venho pesquisando muito a respeito, mas nada melhor do que tratar diretamente com pessoas que entendem do assunto como vocês.
Meu plano a principio é contratar um link de 300 mega em fibra para meu ponto comercial atual. E queria utilizar o modo PTP com uma antena ubiquiti transmitindo desse ponto comercial para um prédio que fica aproximadamente 1km de distancia. Na antena que estaria nesse prédio de 12 andares com 6 apartamentos por andar. Eu pensei em por 3 switches um no 12, 6, e no primeiro. Eles ficariam nos chafts e seria alimentados POE. Pensei em por também na área de lazer do prédio um acess point da ubiquiti livre pra acesso (claro que com a internet bem limitada rsrs) como cortesia. Nesse condômino que quero atender tem mais uma torre 12 andares, e vizinho a ele tem outro com duas torres de 15. Meu provedor seria mais voltado a condomínio e não à residências. Mais pra frente quem sabe.
Meu intuito e atender esse condomínio e expandir para os outros vizinhos.
Por isso queria saber quais seriam os rádios indicados, e sugestões de procedimentos para viabilizar um serviço de qualidade, mas com um custo equilibrado CxB.
Essa imagem a abaixo foi feita no https://link.ui.com , dei um print pra vocês terem noção do ambiente.