Postado originalmente por
gustavoaguiar5
Olá pessoal, então, estou com um problema com meu modem que vem me tirando o sono. Às vezes, vocês me dão uma luz:
Moro em uma cidade pequena, Bonfim/MG, onde só tem uma uma ERB da Claro e, recentemente, instalaram o 4G. A internet da Claro no 4G é muito boa, haja vista que têm poucos usuários (a maioria da população usa vivo, que chegou aqui antes). Assim, considerando que no local onde moro a internet comum não chega, adquiri um plano dela de 4G e comprei um modem 4G Huawei e3272s-506.
Percebi que nesse modem o 4G não funcionava, apenas o 3G. Instalei em meu celular, um moto z2 play, o aplicativo Aquário Analyzer, coloquei nesse celular o chip de dados, e descobri que a Claro usa aqui na cidade a frequência de 1800 mhz para o 4G, a qual o modem Huawei e3272s-506 que eu tinha não suportava.
Então, após algumas pesquisas, descobri que a variante "153", desse mesmo modem, suportava o 4G na banda de 1800 Mhz. Fui ao Aliexpress e o comprei. Após uns 30 dias, chegou para mim este modem, coloquei o chip da claro nele e funcionou perfeitamente o LTE.
Estava eu muito feliz com o huawei e3272s-153 funcionando perfeitamente instalado junto ao meu roteador TP-Link MR3220, no 4G, dando, em média, 40 MBPS de Download e 20 MBPS de Upload. Até que, certo dia, acordei e, ao tentar utilizar a internet, vi que ela já não estava funcionando. Reinicializei o modem e ele voltou a funcionar, contudo, apenas no 3G. Fiz diversas buscas manuais e ele não reconhecia mais o 4G da Claro, apenas da Vivo e da TIM.
Pensei que poderia ser algum problema no Chip ou no 4G da operadora. Então, coloquei o chip no meu celular e, estranhamente, o 4G funcionou perfeitamente.
Bom, imaginei que, de alguma forma, meu modem havia queimado, sabe-se lá como, determinado circuito que fazia ele funcionar o 4G na banda de 1800Mhz, já que no celular o 4G estava normal. Daí, entrei novamente no Aliexpress e comprei outro modem. Dessa vez, um Huawei E3372h-607, pois ele era compatível com meu roteador e, além de suportar o 4G nas bandas 1800 mhz e 2600 mhz, funcionava na banda de 700 mhz.
Quando este modem novo chegou, coloquei o chip da claro e ... para minha infeliz surpresa, continuou não funcionando o 4G. Fiz testes com o 4G da Vivo e funcionou nas bandas de 2600 e 700 mhz. Logo pensei, devem ter me enviado um modem com defeito. Abri uma reclamação no Aliexpress, enviei os vídeos mostrando que o modem não reconhecia o sinal 4G em 1800 mhz, mas o celular sim e, então, me devolveram o pagamento (metade na verdade).
Mais uma vez, acreditando que o problema se encontrava nos modens, comprei outro Huawei e3272s-153 no Aliexpress (mesmo modelo que eu tive inicialmente e funcionou perfeitamente no 4G). Quando ele chegou, me decepcionei novamente, nada do 4G funcionar.
O estranho é que, quando coloco o chip no celular, o 4G da danada da Claro funciona perfeitamente. Instalei vários aplicativos no celular para verificar se, às vezes, a operadora tinha mudado a frequência de operação, mas, nada. Continuam apontando os aplicativos que o 4G da Claro está na banda 3 (1800 Mhz).
Fiz algumas buscas manuais de redes até mesmo com o chip da vivo no modem e nada de achar o 4G da Claro. Os IMEI's dos modens não estão bloqueados, já consultei no site da Anatel, inclusive, os e3272s-153 possuem homologação.
Não sei mais o que fazer para esse bendito 4G funcionar. Não acredito que seja defeito nos modens, haja vista que dois novos foram comprados e não funcionaram. Imagino que não tenha como ser o Chip, pois funciona no celular. Não há troca de frequência de operação pela Claro. Liguei na Claro e eles alegam não haver qualquer alerta de anormalidade na rede.
Enfim, alguém poderia dar uma luz a esse mistério?