Postado originalmente por
sergios
Finalmente consegui trazer minha antena pra testar aqui em casa, na cidade onde tem sinal bom de todas as operadoras.
Só recapitulando. Minha antena é de 700MHz e lá na zona rural, só a Tim que não pegava. A qual a frequência é a mesma.
Vamos aos fatos e as fotos.
É isso mesmo, a antena é em curto?
OBS.: Depois dessa foto, fiz um teste na escala correta e vi que não tá em curto. Mas aparece uma resistência muito baixa, cerca de 0,001 Ohm.
Olha aí, Amplimax ligado na minha antena de 700MHz, capitando sinal de 2600MHz.
Pode isso?
Tentando já responder.
Teste 1
Detalhe1: Neste teste, o Amplimax está configurado pra captar todas as frequências. Então, é possível que o sinal de 2600MHz esteja chegando muito forte e esteja sendo capitado no cabo e não na antena.
Detalhe2: Com o cabo enroscado na antena, o sinal é de 71%. Desenroscando o cabo na antena, o sinal permanece em 71%.
Ou seja, posso afirmar que o sinal de 2600MHz, esteja realmente sendo capitado no cabo e não na antena.
Teste 2
Configurei o Amplimax pra capitar somente 700MHz.
Usando só uma parte da antena (a antena é dividida em duas partes), o sinal fica em 84%. Unindo as duas partes da antena, fica em 87%.
A antena inteira tem 20dbi. Pela metade, acho que fica com 14dbi.
Achava que iria dar um percentual de capitação muito maior unindo as duas partes, mas a diferença foi somente de 3%.
Essa é a visão de um Analista de Sistemas, que não entende de antenas.