sphreak, eu prefiro usar um amperímetro analógico para monitoramento, aliás em qualquer circunstância por que não vai requerer nenhum consumo de energia, ao passo que os digitais no painel fará muita diferença( 0,5 A), seria instalado entre o painel solar e controlador de carga, e para testes entre a saída do controlador e os equipamentos. Muito cuidado que no caso o fim de carga são limitados, não existe uma ampla gama de escala como os digitais.
Escala final para analógicos: 1, 2, 5, 10, 20, 30, 50, 100 ampères, no caso para corrente contínua. Melhor precisão aproximada ( 1/4 a 3/4) do cursor do ponteiro( galvanômetro); então como exemplo, num aperímetro de 10A a melhor precisão fica entre 2,5 a 7,5 ampères, ainda assim a margem de erro é alta se quisermos ter uma precisão exata, mas para monitoramento diário uma boa solução. Nesses casos, quando a bateria estiver ruim rapidinho ela cai a amperagem indicando como se já estivesse carregado, ou a amperagem está muito alta por muito tempo, mas pode indicar que algum aparelho esteja com defeito.
Quanto à lampada, em fontes, normalmente usamos 1000 uF para cada ampère, em fonte chaveada costumam usar menos( 30 a 50%), por isso a lampada acendeu, mas é estranho, por que para fontes chaveadas costuma usar um componente( resistor), para descarregar o capacitor ou usam um LED; sem elas a regulagem é maluca podendo queimar o notebook, tablet... Minha fonte, carregador é das antigas, depois que instalei o LED, aliás 4 leds, faz 18 anos que nunca mais queimou, fonte de 50A; essa descarga total não pode é superior a 20 segundos, no carregador de note 5 segundos. Sabem aquela estória? tire o roteador da tomada, conta até 10 e liga de novo, eu prefiro 1 minuto pelo menos e conforme o roteador/modem 15 minutos até mesmo 2 horas.
A inserção de leds, não pode ser direta. Conforme o led precisa usar um resistor que vai de 560R a 1k2R ou até mais dependendo da necessidade. Para sinalização de painel uso de 3k3, fica bem fraquinho, baixíssimo consumo mas onde a luz é intensa já é de 560R ou menos se o led disponível no mercado for opaco. tipos de LED: opaco, normal, cristalino, alto brilho( mais tipos destes), além de seus tamanhos e formatos e cores; somam-se tipo pisca, bicolor, tricolor etc.