+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com configuração Mikrotik

    Boa noite a todos do fórum, peço desculpas caso a duvida já tenha sido sanada ou se estou escrevendo em local improprio, preciso de ajuda com certa rapidez por isso não pesquisei sobre aqui. Meu problema é o seguinte, tenho um escritório que esta recebendo internet via fibra óptica com uma RB discando PPPoE, compartilho essa internet via conversor óptico para outro escritório ao lado, tem um drop de fibra óptica que linca um ao outro, antes, eu tinha duas antenas que faziam esse ponto-a-ponto entre os escritórios, minha questão é, quero configurar uma RB 750 no segundo escritório, para que caso a fibra óptica rompa, o tráfego passe para o link de antenas até que o problema seja resolvido. Já vi configurações de failover, porém, quero essa RB em bridge, pois, tenho acesso de um servidor por IP no segundo escritório. Em resumo, meu gateway fica no primeiro escritório, quem gera os IPs para a rede toda, tenho um ptp de fibra até o segundo escritório, na mesma rede, e quero configurar as antenas como backup dentro dessa mesma rede, mantendo meu gateway e DHCP server no primeiro escritório, sem isolar os equipamentos dentro dessa rede. Tentei criar uma bridge com todas as portas e direcionar o tráfego da ether1 para a ether2 caso a 1 caia, porém, da loop na rede, já que os 2 caminhos levam até o mesmo gateway. Desculpe se não estou sendo claro ou se não há possibilidade de fazer isso, caso não haja eu encerro o tópico, desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com configuração Mikrotik

    Está no caminho certo amigo .
    Cria um bridge ativando o protocolo a stp . Como aí são 2 portas de cada lado e a fibra seria a rota mais rápida você terá que escolher a porta prioritária .
    Exemplo no Aldo A bridge porta 1 e 2 , dê prioridade a porta 1 ,no caso a que recebe fibra .
    Faca o mesmo no lado B .
    Tem como criar uma agregação de porta .Mas acho que não se aplica .

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com configuração Mikrotik

    @TheSonne, você tem mikrotik so de um dos lados? a opção que o @brunocemeru indicou e interessante e simples mas pra quem não entende de rede fica parecendo magica(se der problema você vai precisar de um mago), o ideal e fazer roteado, funciona melhor entre vendors diferentes, e pra quem ta começando fica mais facil de enterder o funcionamento.
    Você conhece de roteamento? o cenario que vc tem e basico necessarios em muitos lugares mas nao e so uma conf no mikrotik, precisa de intedimento sobre redes.
    você precisa de roteador nos dois pontos, precisa coloca dois dominios de boradcast diferentes e fazer rotas entre os dois roteadores.