chicao48, meu cunhado usa Nextel e nas maiores cidades e capitais do país com aproximadamente 6 milhões de clientes segundo a empresa.
Até por volta de 2014 ou 2015, meia década atrás era muito vantajoso pois podiam se comunicar através de um sistema próprio( tipo transceptor/radiocomunicador) em qualquer país sem custo adicional; praticamente Motorola dominava neste segmento dos aparelhos, aplicativos de voz e mensagens caiu por terra, em áreas com deficiência de cobertura estava usando a rede da Vivo. Alguns produtores rurais me reportaram que ao ligar o aparelho nos dias chuvosos aparece " Claro" mas seus chips são da Vivo ou Oi e depois de um certo tempo normaliza, não ouvi ainda relatos com usuários da Tim mas acho que estão testando compatibilidade entre as redes.
Aqui são pouquíssimos os usuários da Claro, exceto para aqueles que priorizam maior velocidade ou custo de ligações para outros estados mais baratos; hoje Vivo e Claro ofertam esse tipo de plano a partir de R$ 50,00 na média e desconto em espécia na fatura se for em modo digital na Claro, outras operadoras dão bônus em internet.
Nextel assim como a Oi, se concentrou demais em chamadas por voz, Vivo e Tim em cobertura enquanto a Claro em serviços de dados mesmo para 2G e conseguia atingir 300 KB até pouco mais de 500 KB, hoje isso é para Upload em muitos provedores via rádio kkkkkkk.
Órgãos reguladores de diversos países, operadoras e principalmente fabricantes nas áreas de telefonia e telecom devem estar com as cabeças "fritando", uma falha na legislação, projeto de rede ou dispositivo assim como software amargarão num enorme prejuízo.
Estranhamente, aparelhos com suporte a antena externa 3G ou 4G com a bandeira "Claro" são melhores do que "Vivo" da mesma marca e modelo se colocados com chip de outra operadora; sem bandeira é outra coisa mas é mais difícil de encontrar no mercado e até mais caro.