Na visada desse PTP tá pegando meio que na lateral de uma árvore, mas tá passando bem... Eu li aqui um post com um debate bastante técnico ( https://under-linux.org/showthread.php?t=182472&page=6 )
e acabamos verificando que nem tudo que a diz teoria funciona na pratica e vice versa. Ouvi falar muito mal da WOM mas tô vendo que na prática tá 'dando pro gasto'... rs... tô antenado pra ouvir a experiência dos colegas que sempre agregam conhecimento.
Amigo tendo en vista esta tabela...
Mbps é Megabits per second.
1 byte = 8 bits
divide os Mbps por 8 tu tem a quantidade de MB/s.
Exemplo:
100 Mbps
100 /8 = 12 MB/s
Outro exemplo é pegar a conexão de internet.
600 Kbps = Kbits per second
600 /8 = 75 KB/s (taxa máxima para download em tal conexão)
B = Byte
Hj fiz um ponto a ponto bem curto com 2 wom 5000 mimo, distancia de aprox 170 metros com a visada de 90% limpa, alguns poucos galhos de arvores no caminho.
Depois de muito pesquisar e ler nesse forum, configurei os equipamentos em bancada, com potencia de 10dbm, enlance em 500 metros, data rate auto e alguns outros ajustes, canal 5400, largura de banda em 20mhz e alguns outros ajustes, pois fui mudando aos poucos até conseguir estabilidade e banda alta.
Depois de tudo instalado, consegui ccq de 100%, e velocidade de banda de 55Mbps de down e 35Mbps de Up. Link é da GVt de 100Mb, acho que ficou muito bom, fiquei muito surpreso pois estava com receio por conta da visada, trabalho com informatica, mas não atuo muito com instalação de antenas outdoor. Esse ptp foi feito da minha loja pra minha casa, amanha posto os screens
Sera que 2 Wom 5000i como PTMP ( Sei que não e recomentado e inicial depois eu troco ) aguenta 30 clientes com Wom 5000 com planos de 300k. 12 usuários no máximo nos horários de pico nada de viciados em torrent( ainda bem que ainda a galera não o conhece ufa...) mais professores que usam pra preencher as notas dos alunos, seria gerenciada por uma RB 750r2? coisa de 1,5km quadrado não mais que isso.
Obs. Planejando comprar a Base Station APC 5M 90 no Futuro...
Última edição por teknando; 14-01-2016 às 19:20.
Usei uma WOM 5000 MIMO por alguns meses para enviar sinal para 6 clientes, a experiência não foi das melhores, pois o angulo de abertura é pequeno e o ganho da antena era apenas 14dBi, porém os planos que eu ofereço são acima de 2MBPS.
OBS: Se desejar iniciar com o WOM 5000 use pelo menos a versão MIMO.
Att, Aleff Meykson
Pode colocar que vai funcionar tranquilo, agora clientes no máximo a 1km.
Mas o angulo de abertura não e 70° tando da Wom 5000 e Wom 5000i?
Não sei a diferencia das duas só o conector para antena externa e só isso mesmo?
Hum só a 1 km fiquei com -3 clientes agora ... 2 fica a 1,300km e 1 a 1,500.
Obs. fiz a metição com o velocímetro digital de uma moto, da torre ate a casa do cliente mais longe, Areá rural nem no mapa se encontra kkk...
Esto querendo coloca para roda minha rede aqui já teste três mais gual versão vcs está usado?