o meu programa cbqadmin ja cria tudo isto, só que via web, bem mais facil de gerenciar.
http://cbqadmin.ispbrasil.com.br
se alguem quiser usar ele, ele é bastante estavel.
o meu programa cbqadmin ja cria tudo isto, só que via web, bem mais facil de gerenciar.
http://cbqadmin.ispbrasil.com.br
se alguem quiser usar ele, ele é bastante estavel.
usa o rc.bandlmit aki da underlinux vai no menu projetos ele tem este recurso no script e com marcaçao de pacotes. funciona blz.
to com o cbq funfando beleza, mas só pro download. pro upload nada, vio por aí falando alguma coisa de amarrar pacotes pelo iptables, através de "MARK", como seria esta configuração?
Mano controla apenas a eth q se comunica com a rede interna não precisa controlar a q se comunica com a internet...faz in e out na eth da rede e pronto vc controla up e down assimPostado originalmente por mwst
No firewall, edita uma linha dessas abaixo para cada ip (exemplo):Postado originalmente por mwst
$IPTABLES -t mangle -A FORWARD -s 10.0.0.X -j MARK --set-mark X
onde 10.0.0.X deve ser o ip a controlar o upload;
No cbq, adiciona um arquivo para cada ip acontrolar o upload, independente do já existente para down:
DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
RATE=100Kbit
WEIGHT=10Kbit
PRIO=5
RULE=10.0.0.X/32,
BOUNDED=yes
ISOLATED=no
MARK=X
onde eth1 é a interface com a internet, 100Kbit a velocidade de shaper do upload
Qq coisa tamos aí...
Grande Lacier,,,, fera ,,,,,, explica pra gente como vc faz pra controlar down e up na mesma placa ? sempre controlei o up pela placa ligada a internet e down na placa interna sempre achei q essa era a lógica, mas nem sempre eh a melhor solução.....
Postado originalmente por lacierdias
pessoal, por favor mim ajude com a configuração do cbq pro upload, de como fica o "MARK" no arquivo e como fica a linha no firewall que controla isto.
não muda nada apenas o DEVICE:
UP - OUT
RATE=100Kbit
WEIGHT=10Kbit
PRIO=5
RULE=10.0.0.10/32,
BOUNDED=yes
ISOLATED=no
DOWN - IN
RATE=100Kbit
WEIGHT=10Kbit
PRIO=5
RULE=10.0.0.10/32
BOUNDED=yes
ISOLATED=no
Abraço em geral
hum ,,eh verdade, o cbq le pela sintaxe in e out fica assim não é?
download -- cbq-0002.teste-in
Upload -- cbq-0002.teste-out
se quiser dah pra criar um arquivo pra cada cliente de upload ou tbm criar uma regra geral de upload
cbq-0002.geral-out
RATE=256Kbit
WEIGHT=10Kbit
PRIO=5
RULE=0.0.0.0,
BOUNDED=yes
ISOLATED=no
Postado originalmente por lacierdias
Postado originalmente por nataniel
qual a senha inicial para o cbqadmin ?Postado originalmente por marcosddc
E ai cara, eu tenho um controle de banda com o htb, mas eu quero que corte a banda do cliente se ele fica baixando muito tempo, tipo se ele coloca um filme pra baixar, dai quero que corte a banda dele.
Eu tenho que marcar os pacotes, se me der uma dica eu agradeço falow