Boa tarde amigos, @infor3 tem um material disponível no facebook da PRIMORI Cursos do amigo Ronaldo Couto, lá tem varias planilhas pra analise.
Olha é aquilo que falei acima, depois que começa não tme mais como volta, ou vai ou vai.
Se vou continuar? sim claro e inclusive estou já em execução da terceira e ultima fase para completar o limite total de clientes nesse projeto de ftth que fiz, que são um total de 128 clientes na stand alone que estou usando.
Em resumo, vale a pena? vale agora tem de estar com umas dilmas em estoque pois saem até de onde não se imagina, diferente de projeto a rádio onde se gasta praticamente uma única vez, o projeto a fibra é caro ainda, infelizmente. Boa sorte a todos.
Naldo concordo com o que vc falou, fibra é acertar na mosca, mais se botar ativos no meio do caminho pode ter certeza de prejuizo na certa.
Não importa o fabricante, não tem nada a ver com qualidade de "A" ou "B", tá transportando pulso elétrico? vai queimar, só isso que tenho pra dizer.
Uma ultima coisa, pagar R$700,00 merreis pra por um ativo no poste e vir um raio e lamber o trem não da....
Realmente, tem essa questão que com a tempestade pode queimar, mas pelo valor ainda sim estou pensando em colocar PACPON, ficou praticamente a metade do preço, inicialmente vai ser muito mais animador, ai penso da seguinte maneira, depois que ja estiver tudo mais ou menos funcionando, posso vim colocando caixa de terminação e mudando os clientes pouco a pouco, vamos ver o que vai dar, posto aqui quando estiver mais ou menos decidido
Tenho um conhecido que tem provedor com tecnologia pacpon mas de 1 ano ele me disse que de 300 pac pon instalado somente 1 queimou e nem foi por problema de raios foi defeito de fabricacao
Me tirem outra duvida, qual é a reserva tecnica que devo deixar e de quantos em quantos metros tenho que deixar essa reserva tecnica?
Alquem sabe me informar ai se o clivador e a OLT da overtek é boa?
Deixe reserva em:
- cruzamentos movimentados, onde há o risco de rompimento do cabo, para facilitar o reparo;
- caixas de emenda, para que possa descê-la do poste para trabalhar nela (quem vai fazer fusão encima do poste?);
- locais onde está planejado instalar uma caixa de atendimento ou emenda.
Só não sei se o pessoal costuma deixar reserva na caixa de atendimento, principalmente em CTOs.
--
Ah, obrigado pelas informações, @teresopolis.
Você quase me deixou em dúvida em relação ao meu projeto nos seus primeiros relatos mas depois resolveu isso nas próximas informações.
Se o problema é apenas ter dinheiro, isso é resolvível, hehehe. Achei que fosse algo como muito investimento para pouca aceitação, aí seria complicado.
Última edição por TsouzaR; 01-11-2015 às 00:42.
Olha isso está diretamente ligado a cada região/cidade, se fosse aqui te garanto que teria sido o inverso do que falou. 300 queimadas e uma up, não que seja ruim, cada um tem que analisar o seu cenário. Aqui é por e no outro dia sair trocando, torra tudo.
Para terem uma ideia, até conversor de mídia, com patch corde de um metro queima a porta lan. Só DEUS aqui nessa minha região, é desanimador.
Opa, boa tarde! Estou basicamente na mesma situação, já vou logo adiantando meu projeto já esta desenhado (prestes a ser implantado), o que eu posso lhe afirmar é que esteja preparado (financeiramente) por que se você tiver que terceirizar tudo, principalmente a parte dos PASSIVOS (instalação das Fibras nos Postes) e a parte de ATIVOS (Central / Data Center)... O valor citado acima pode fica bem mais alto, isso tudo devido ao Dollar e etc... Se for o caso te passo uma planilha que desenvolvi que já calcula tudo (ATIVO E PASSIVO)! Estou a disposição!
Dúvidas de como iniciar sua Rede de Fibra?
Pessoal, realizo consultoria de redes de fibra óptica para provedores que desejam iniciar suas operações com Fibra óptica.
Ótima metodologia prática, onde você participará de todo o processo dos projetos, pois o que desejo é que em seu próximo projeto você esteja independente para montar sua rede, sem necessidade de consultoria.
Caso tenham interesse, entre em contato através do e-mail:[email protected]
Abraços
Me adiciona e vamos conversando: +55 11 9 6769 4340 (WhatsApp)