To com 2 de Dupla de 22dBi mais ainda não coloquei em utilização.
Mas as antenas são show pelo que andei vendo.
Show de bola o enlace do amigo acima... parabéns.
Então tá, vamos levantar esse tópico pois parece que ainda não foi decidido qual o melhor enlace...
Tenho um cliente que precisa de internet de 100 megabits (que provavelmente comprarão da GVT) onde eles pretendem solicitar instalação aqui no local e pedem que eu transporte para eles os tais 100 megabits cobrando apenas o Aluguel dos rádios, suporte, troca de equipamentos em caso de raios, surto de rede, etc...
Pensei em um par de "nanobridge" ou similar pra ficar barato pois o enlace é curto, menos de 3km e eles a principio queriam 15 megas, mas como é orçamento, eles me solicitaram orçamento de 50 ou 100 megabits também, e em consulta com a GVT há disponibilidade dessa banda aqui e o transporte pode ser feito sem problemas desde que eu tenha tecnologia para fazer a ponte entre eles e o cliente.
Então, como pode ser que eles fiquem com 100 megabits, eu creio que nao posso contar com os nanobridge...
Fica a pergunta:
QUAL É O MELHOR ENLACE Para curta distância em local que chove MUITO e com grande necessidade de banda?
Par de nanobridge (barato mas tem cara de ser sem vergonha)
Rocket Titanium + dish? (acho caro)
Mikrotik Sextant? (lembrem-se o enlace é curto)
Titanium com ALGCOM? (tbm é cado)
Routerboard com dois cartões em Nstreme e Dish? (complicação desnecessária)
wom5000 intelbras ou par de nano M5 (sem comentários)
Tá ai a situação e sei que existem várias opções dependendo do orçamento e banda
Pra mim o que importa é chegar nos 100 megabits sem gambiarra pelo menor custo
Com a palavra os mestres.
Eu faça economia nesse momento pois é dor de cabeça logo ali, eu iria de algcom 25dbi c/ no rb912 isso é pacote minimo pois como vc mesmo falo sao 100mb.
A distância é exatamente 2.453m
É perto mas preciso passar até 100 megabits como disse, é uma ADSL da GVT que eles vão contratar e eu preciso entregar (transportar) fazendo essa espécie de "VPN" pra eles
To pensando seriamente nos Nanobridge M5 já que eu vi um provedor de curitiba fazendo enlace com isso e parece que tá indo bem.
Vou encaminhar um contrato longo pra cobrir os gastos com a compra dos rádios e o serviço em si de manter ligado o modem deles e os rádios... manutenção da torre, garantir contra panes etc...
Tem visada e é perto mas não sei se bate todo esse tráfego com Nanobridge. Os rockets podem sair caro demais por ser uma tarefa exclusiva pra um usuário exclusivo, pois não é pra dividir....
intelbras apc 5m + algcom 22db .. passa os seus 100 megas..
Rocket titanium + algcom ... passa seus 100 megas...
nanobridge nao vai passar...
intelbras + algocom é o melhor custo e beneficio que vai ter..
Gente só para lembrar,equipamento Ubiquiti não aguenta pps,o único que eu tenho que aguenta é Air Fiber.
Então não adianta passar 100 megas e não aguentar o pps.
Att.
Marcos Almeida.
Sim, acho que vai aguentar, mas não muito além do resto. O Mikrotik tem um hardware bom mas não é nenhuma excelência e referência para rádios/RBs. No Brasil, só temos o "resto" que o mundo não quer. Não é a toa que os países mais pobres do oriente usam o que nós usamos. Em um lugar mais desenvolvido, hardware do tipo 800MHz e 128MB RAM não é para POP e muito menos para transportar um link de 100Mbits. Mas como não temos pra onde correr, os Mikrotiks são o que nós temos! Então, nos resta arcar com essas despesas "salgadas" e rezar pra que tenhamos estabilidade suficiente a ponto de não desagradar nossos clientes.
Concordo. ...se voce ver os ISPs fora do Brasil, verá que a maioria utilizam radios como LigoWave..Alvarion...tanto em ptps como em clientes.
Amigo, qual o tamanho das antenas que você usou da ALGCOM? Fechada ou aberta?